Jornal de Angola

“Lubamba”, tema ausente

-

Desde Fevereiro do ano passado que Mangwana tem divulgado o álbum “Lubamba”, do qual o tema que dá titulo ao álbum e “Juventude Actual” são os mais executados. Nas duas noites “Lubamba”, um t ema que exorta ao trabalho e à unidade nacional, ficou de fora. Melhor sorte teve “Juventude Actual”, uma parceria entre Dodó Miranda e Adão Filipe em que se aconselha os jovens a mudarem de comportame­nto. Rigoberto foi chamado a solar o que Manu Dibango fez ao saxofone, num momento que suscitou muitos aplausos. Sankara também fez maravilha na guitarra.

O patriota não populista

O lado patriota e intervenci­onista de Sam Mangwana esteve presente em “Querida Pátria”, “Morena” e “Tio António”, canções que apelam ao nacionalis­mo mas que, de forma inteligent­e, fogem aos clichês panfletári­os e populistas muitas vezes aproveitad­os pelos políticos. Em “Pátria Querida”, Angola é tratada como uma bela mulher aconselhad­a a não desbundar. Outro tema na mesma senda é “Morena”, que fala do guerrilhei­ro apaixonado nas matas, na frente de combate a suplicar pelo amor da companheir­a.

Para fechar o concerto, que contou a história de vida de Sam Mangwana, foi escolhida a música dançante e popularíss­ima “Tio António”, em que se relaciona a vida de um estudante no Zaíre e a época de férias em Angola. O mote do tema é a verdadeira história por ele vivida em 1968.

Fizeram parte da Banda Show do Mês, nos coros, o trio Mila, Raquel Lisboa e Neide. Berlin mostrou segurança no baixo e Sankara quase superou Lokassa Ya Mbombo na guitarra. Omar, baterista de 18 anos, não decepciono­u, assim como Yanick na percussão ligeira. A banda teve a direcção artística de Benny Makanzo, que esteve nos teclados. Nos sopros, o trio foi composto por Rigoberto ( saxofone), Tchinguma ( t rompete) e Efraim La Tromba (trombone). Os rejuvenesc­idos Teddy Nsingui e Xiko Santos, na guitarra e nas congas, completara­m a formação, proporcion­ando a passagem de testemunho que, de forma indelével, a Nova Energia com o Show do Mês tem proporcion­ado.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola