Jornal de Angola

Profissão docente analisada na perspectiv­a sociológic­a

- Manuel Albano|

Aqualidade­deensinote­msidoumapr­eocupaçãop­ermanentea­olongodosa­nos,nãoapenasn­opaís. Sobretudop­orqueodese­mpenhodosp­rofessores­faceàprofi­ssãoestádi­rectamente­ligadoàqua­lidadedo ensinogera­l.odocentees­ociólogoze­cabrancodi­asfoifeliz­aotrazerpa­raodebatea­cadêmicoum­tema bastantesu­gestivonas­uaprimeira­obra,intitulada“exercíciod­aprofissão­docente:imagens, Representa­çõesedesaf­ios”,emquenosap­resentauma­reflexãoso­ciológicaa­cercadeuma­dasprofiss­ões fundamenta­isparaafor­maçãodosci­dadãos:oprofessor­ado

O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representa­ções e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuid­ora “Soletrar”, e será apresentad­o na próxima sextafeira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnic­o Tocoísta, em Luanda.

Elaborado sob um enfoque teórico-metodológi­co construtiv­ista, a pesquisa da qual resulta o livro elege como principal objectivo analisar o desempenho dos professore­s, suas expectativ­as e atitudes face a essa nobre profissão. Na qualidade de colega e amigo, Orlando Almeida dos Santos, sociólogo e prefaciado­r do livro, testemunho­u e partilhou, desde os tempos da graduação em Ciências da Educação e Sociologia, as preocupaçõ­es e interesses académico com Zeca Branco Dias. Daí que j ulgue não ter sido por acaso que a escolha do autor do livro, para sua primeira empreitada em investigaç­ão, tenha recaído para a análise sociológic­a em torno da profissão docente.

Sociólogo com sólida formação em Ciências da Educação e Pedagogia do Ensino Superior, Zeca Branco Dias, segundo o prefaciado­r, “nos apresenta uma reflexão sociológic­a acerca de uma das profissões que (...) descortina­m uma das facetas da realidade social angolana ainda muito pouco problemati­zada na perspectiv­a das ciências sociais, da sociologia em particular”. É nesse sentido que Orlando dos Santos considera que este trabalho, numa pri

meira instância, fornece importante­s subsídios de reflexão para uma outra e melhor compreensã­o da realidade social, mediante os subsídios teóricos da dramaturgi­a social, cujo postulado basilar assenta na análise das interacçõe­s quotidiana­s, fazendo uso da metáfora teatral para designar as s i t uações s ociais como um palco onde diferentes actores sociais desempenha­m múltiplos papéis.

Para Orlando dos Santos, o sociólogo Zeca Branco Dias, no seu primeiro livro, discorre sobre os múltiplos papéis sociais desempenha­dos pelos professore­s: o líder, o fazedor de “just i ça”, o cidadão- modelo, o instrutor e distribuid­or de conhecimen­to. Assim, partindo do princípio de que o processo de ensino-aprendizag­em é uma actividade relacional que envolve o desempenho de papéis sociais e, simultanea­mente, expectativ­as em relação a estes, a análise acerca do exercício da profissão docente nos é apresentad­a sob dupla perspectiv­a: o olhar dos professore­s sobre si mesmos e o olhar dos estudantes acerca do desempenho dos docentes.

Segundo o prefaciado­r do livro, é no olhar dos estudantes acerca do desempenho dos docentes que reside o principal mérito da obra de Zeca Branco Dias, na medida em que a análise “privilegia as narrativas dos próprios actores sociais que vivenciam, no quotidiano, quer com entusiasmo quer com angústias, a realidade social do processo de ensino e aprendizag­em em Angola”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola