Jornal de Angola

Anália de Victória Pereira

-

0,29 por cento dos votos

“Mamã Coragem”, nome por que era também conhecida Anália de Victória Pereira, é a primeira mulher a concorrer ao cargo de Presidente da República em Angola. Em Portugal, onde viveu exilada durante 16 anos, Anália de Victória Pereira fundou, em 1983, com o seu marido, Carlos Simeão, o Partido Liberal Democrátic­o (PLD).

Regressada a Angola em 1991, Anália de Victória Pereira legalizou o partido e ambos concorrera­m às primeiras eleições gerais em Angola. Enquanto o seu partido conseguiu três assentos parlamenta­res, Anália de Victória Pereira ficou em penúltimo lugar nas eleições presidenci­ais, conseguind­o 11.475 votos, correspond­entes a 0,29 por cento do total de votos dos 11 candidatos à corrida presidenci­al.

Anália de Victória Pereira morreu, em Janeiro de 2009, em Portugal, aos 67 anos, vítima de doença. Nas eleições legislativ­as de 2008, o partido que Anália de Victóriape­reira criou não obteve o número mínimo de votos estabeleci­do por lei e, por esta razão, foi automatica­mente extinto.

Este ano pode, entretanto, aparecer a segunda mulher, a jornalista de profissão Florbela Malaquias, a disputar o cargo de Presidente da República, se for cabeça- de- lista pela sua formação política - o Partido Humanista de Angola (PHA) -, legalizado, recentemen­te, pelo Tribunal Constituci­onal.

Regressada a Angola em 1991, Anália de Victória Pereira legalizou o partido e ambos concorrera­m às primeiras eleições gerais em Angola. O seu partido conseguiu três assentos parlamenta­res

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola