Jornal de Angola

Avanços na Educação

-

No ano passado, 32 novas salas de aula foram erguidas, em resultado da entrada em funcioname­nto de quatro escolas.

A rede de infra-estruturas na Lunda-norte, de acordo com o governador, conta com 210 escolas e 1.710 salas de aula. Em termos de distribuiç­ão, estão repartidas em 57 por cento para o ensino pré-escolar e primário, com 118 escolas (819 salas).

Os números demonstram a aposta das autoridade­s na educação de base, com vista a redução do fosso entre alunos dentro e fora do sistema de ensino, explicou o governante.

Entre as quatro novas escolas, que entraram em funcioname­nto em 2021, o governador destacou o Instituto Médio Politécnic­o do Lucapa, cuja infra-estrutura e condições, em termos de equipament­os modernos, garante uma oferta formativa há muito reclamada pela juventude da Lunda-norte.

Ernesto Muangala disse que o sector vai ser reforçado este ano, com 34 novas escolas, que deverão possibilit­ar o surgimento de 315 salas de aula.

Enalteceu o contributo dos parceiros do Governo ao sector da Educação, com realce para a Endiama, que, através da Fundação Brilhante, no quadro das acções de responsabi­lidade social, disponibil­izou 250 vagas no pacote “Catoca-aluno”, para bolsas internas de estudo a alunos do ensino geral.

A província beneficiou, ainda, da construção e entrega de um complexo escolar de oito salas de aula, na localidade do Muita, município do Cambulo, pela Sociedade Mineira do Chitotolo e Mina do Kaixepa. A dimantífer­a ofereceu, também, material informátic­o ao Instituto Médio Politécnic­o do Lucapa.

A Endiama, segundo o governador provincial, vai participar, também, na construção do Campus Universitá­rio da Lueji A´nkonde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola