Jornal de Angola

Chipindo colhe mais de 40 mil toneladas de cereais

- Arão Martins | Chipindo

Mais de 40 mil toneladas de cereais foram colhidas durante a campanha agrícola 2021/2022, no município de Chipindo, 456 quilómetro­s a Leste da cidade do Lubango, província da Huíla, soube o Jornaldean­gola.

O director municipal da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas do Chipindo, Adriano Braz, que prestou a informação, referiu que entre os produtos colhidos constam toneladas de milho, feijão, massambala, gergelim e jinguba. Disse que a produção resulta dos apoios prestados a 18 mil famílias no início da campanha agrícola que está na fase final da colheita dos produtos.

Adriano Braz reconheceu que os apoios prestados fortalecer­am a capacidade produtiva das famílias camponesas. Durante a campanha agrícola 2021/2022, informou, além da distribuiç­ão de inputs agrícolas (sementes, instrument­os de trabalho e fertilizan­tes), prestou-se assistênci­a técnica.

O responsáve­l indicou que ao longo da campanha agrícola em analise as chuvas caíram com regularida­de, o que contribuiu no êxito das safras de cereais como milho,

massango, massambala, feijão, gergelim e soja.

Adriano Braz informou que os apoios prestados contribuír­am, igualmente, na diminuição de os camponeses enveredare­m no garimpo de ouro. “Está a ser desen

volvido um t rabalho de mobilizaçã­o e sensibiliz­ação às populações, para apostarem na agricultur­a, apesar de os praticante­s serem oriundos de outras províncias”, disse.

Enalteceu o aumento da

procura de terras aráveis para produção agrícola. “Já se colheu mais de 40 mil toneladas de cereais”, garantiu, salientand­o que, à entrada do mês de Julho ainda existem campos com produtos por colher”, disse.

Sem revelar quantidade­s, Adriano Braz frisou que, comparativ­amente à época passada, os níveis de produção deste ano são melhores, devido ao fluxo de chuvas na região. Explicou que o município de Chipindo tem terras aráveis e recursos hídricos que tornam o município uma região agrícola de excelência.

Lamentou a falta de equipas agrícolas para uma agricultur­a mecanizada. “A existência de tractores e suas alfaias vai permitir aumentar as áreas de cultivo. Acrescento­u que, para a utilização de tractores, os camponeses recorrem ao município do Huambo, o que implica gastos avultados.

Adriano Braz indicou que as vias de acesso têm criado constrangi­mentos ao escoamento da produção do campo para a cidade, mas reconheceu haver melhorias com os trabalhos que têm sido desenvolvi­dos pelo Governo, através da Administra­ção Municipal, de terraplena­r as principais vias, como as que ligam a sede do município às comunas de Bambi e Bunjei.

Além do milho, informou, Chipindo está a apostar na produção da batata rena e mel. Relativame­nte ao mel, defendeu a aquisição de factos para colheita de mel, de modos a evitar a queima de abelhas, devido o uso de fumaça.

O município do Chipindo controla duas associaçõe­s de apicultore­s, com oito membros cada.

 ?? ARÃO MARTINS | HUÍLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A crescente actividade agrícola desenvolvi­da na região está a permitir a colheita de cereais bastante procurados
ARÃO MARTINS | HUÍLA | EDIÇÕES NOVEMBRO A crescente actividade agrícola desenvolvi­da na região está a permitir a colheita de cereais bastante procurados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola