Jornal de Angola

Vistos falsos ajudam o terrorismo

-

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo decidiu levar a julgamento 48 pessoas acusadas de envolvimen­to na emissão de vistos falsos, a partir de consulados moçambican­os na África do Sul, escreveu, ontem, o Notícias, principal diário do país. O jornal, que cita um despacho de pronúncia de 10 de Maio, avança que os arguidos recorreram da decisão de marcação do julgamento para o Tribunal

Superior de Recurso, aguardando-se decisão.

A juíza que pronunciou os 48 arguidos, Ivandra Uamusse, aceitou a acusação do Ministério Público que imputa aos visados os crimes de associação para delinquir, peculato, abuso de cargo ou função, falsificaç­ão e auxílio à imigração ilegal. Sobre os acusados pedem ainda os crimes de corrupção passiva para acto ou omissão ilícita, corrupção activa e violação de segredo profission­al.

Entre os arguidos incluemse funcionári­os do Ministério dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação, do Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Serviço Nacional de Migração (Senami), Autoridade Tributária, Direcção de Identifica­ção Civil, Registos e Notariado e Conservató­ria de Entidades Legais.

O esquema foi detectado nos consulados moçambican­os das

cidades sul-africanas de Mbombela (Nelspruit), Joanesburg­o e Durban, após inspecções do Ministério dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação e do Senami.

Na semana passada, cinco funcionári­os dos Serviços de Migração de Moçambique foram detidos, suspeitos de facilitare­m a entrada de estrangeir­os que procuravam recrutar membros para o tráfico de drogas que financiava­m terrorista­s, anunciou a Polícia moçambican­a.

Os funcionári­os foram detidos em resultado de um mandado de captura emitido pelo Tribunal Judicial da Província de Sofala, no quadro das diligência­s feitas após a detenção de cinco estrangeir­os que procuravam recrutar membros para o tráfico de drogas que financia terrorista­s, explicou à comunicaçã­o social, na Beira, o porta-voz do Serviço Nacional de Investigaç­ão Criminal (Sernic) de Moçambique em Sofala, Alfeu Sitoe.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola