Jornal de Angola

Papa expressa “pesar” por adiar a viagem

-

O Papa Francisco expressou “grande pesar” por não poder iniciar, no sábado, uma viagem programada à República Democrátic­a do Congo e ao Sudão do Sul, que foi adiada por tempo indetermin­ado devido a dores num joelho, noticiou a Efe.

“Como sabem, iria partir hoje (sábado) para uma peregrinaç­ão de paz e reconcilia­ção nas suas terras. O Senhor sabe como é grande o meu pesar por ter sido obrigado a adiar esta tão desejada e tão esperada visita. Mas não percamos fé e esperança de nos encontrarm­os logo que possível”, afirmou Francisco numa mensagem difundida pelo Vaticano.

Falando da República Democrátic­a do Congo (RDC), o Papa alertou para a “exploração, violência e inseguranç­a em particular no Leste do país, onde os confrontos armados continuam a causar sofrimento­s inúmeros e dra

máticos, exacerbado­s pela indiferenç­a e complacênc­ia de muitos”.

Em relação ao Sudão do Sul, apelou para a “paz do seu povo que, exausto pela violência e pela pobreza, espera os factos concretos do processo de reconcilia­ção nacional para o qual deseja contribuir”.

“Congoleses e sul-sudaneses, as palavras neste momento não são suficiente­s para vos transmitir a proximidad­e que gostaria de expressar e o carinho que sinto por vocês”, disse. O Vaticano anunciou a 10 de Junho o adiamento desta viagem, reacendend­o as preocupaçõ­es sobre o estado de saúde do Papa.

Em Abril, durante uma viagem de dois dias a Malta, o Papa surgiu enfraqueci­do por problemas nas articulaçõ­es e teve de usar uma plataforma elevatória para entrar e sair do avião. Em Maio, o Líbano anunciou o adiamento da visita do Papa marcada para Junho, por “razões de saúde”.

 ?? DR ?? Vaticano diz que Papa argentino padece de dores no joelho
DR Vaticano diz que Papa argentino padece de dores no joelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola