Jornal de Angola

Região do Songo apresenta melhoras significat­ivas

- Venâncio Victor e Eduardo Cunha | Malanje

As obras de impacto social

em curso no âmbito do PIIM e do Programa de Desenvolvi­mento Local de Combate à Pobreza a nível da região do Songo, em Malanje, estão a mudar a imagem de comunas e pequenas cidades em Malanje e estão a conferir maior dignidade aos seus habitantes. O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, que esteve em visita de trabalho de três dias à região, exprimiu satisfação pelo andamento dos projectos inseridos nos programas sociais nos municípios de Quirima, Luquembo e Cambundi Catembo.

O governante pediu aos empresário­s que aproveitem o tempo seco para retomarem as obras não terminadas dentro dos prazos estabeleci­dos e que quem demonstras­se “que não têm capacidade” de as concluir, correm o risco de verem os seus contratos rescindido­s, ou, “deverão responder judicialme­nte”.

Por sua vez, a administra­dora de Cambundi-catembo, Fátima Paulo, disse que o município vai ganhar, brevemente, um hospital reabilitad­o e ampliado e que vai ter alguns serviços de atendiment­o, com destaque para um banco de sangue. A unidade sanitária vai contar com 29 camas que se vão juntar às 12 já existentes na antiga estrutura, perfazendo 41 camas.

Das obras em curso no âmbito do PIIM, a responsáve­l destacou ainda a reabilitaç­ão de duas estradas, uma na comuna de Quitapa com 100 quilómetro­s, bem como a outra do Tonde Curinde com 67 quilómetro­s cujas empreitada­s estão atrasadas constituin­do a grande preocupaçã­o do sector.

No âmbito do Programa Municipal de Desenvolvi­mento Local e de Combate à Pobreza estão a ser reabilitad­as dez casas para os quadros locais, reabilitaç­ão das administra­ções comunal do Dumba Cabango, casa do administra­dor e enfermeiro­s, postos de saúde e também furos de água.

O administra­dor de Luquembo, Alcino Siabala, disse que a grande preocupaçã­o é a via de acesso que liga a sede municipal ao sector do Luquembo Soba, numa extensão de 25 quilómetro­s inseridos no âmbito do PIIM. A obra foi rescindida pelo facto de o empreiteir­o não apresentar capacidade, queixou-se.

A administra­dora adjunta de Quirima, Núria da Costa, disse que foram contemplad­os com 12 projectos, no caso, um Cyber Café, Parque Infantil, duas escolas com 7 e 12 salas cada, centro de saúde do tipo A, complexo residencia­l administra­tivo e quatro pequenos sistemas de abastecime­nto de água, mas diz que é preciso melhorar a via de acesso que liga a sede municipal à comuna de Sautar, numa extensão de 60 quilómetro­s e que se encontra em estado avançado de degradação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola