Jornal de Angola

Instituto da Criança preocupado com casos de violência

-

O combate contra todas as formas de violência é das principais metas, para os próximos anos, do Instituto Nacional da Criança, que está preocupado com o aumento dos casos de violência, em especial a física e psicológic­a, disse, ontem, em Luanda, a porta-voz da instituiçã­o.

Rosalina Domingos adiantou ainda que os casos de violência contra a criança e s t i veram no t opo das denúncias de infracções cometidas contra menores em todo o país, na semana passada, na qual foram registadas 98 denúncias.

Ao longo da semana passada, informou, receberam, no total, 197 denúncias, feitas através do Serviço de Denúncia “SOS – Criança”, no qual ficou ainda o registo de 61 casos de fuga à paternidad­e e disputa de guarda, assim como 23 de exploração de trabalho infantil e oito de abusos sexuais.

A província com maior índice de denúncias, explicou, foi Luanda, que registou um total de 36 denúncias de abusos sexuais, agressões físicas e psicológic­as. A seguir, contou, vem Benguela, com 32 denúncias de violência contra a criança, com destaque ao abuso sexual de uma menor de 11 anos por um indivíduo de 32 anos.

No Huambo, disse, registaram 26 casos de denúncias. No Cunene, continuou, receberam cinco denúncias de abusos sexuais contra crianças. “O Cuanza-sul teve um registo de quatro casos e o Bengo um”.

Aos pais e encarregad­os de educação, Rosalina Domingos pede para reforçarem as medidas de segurança em torno das crianças, que por serem muito vulnerávei­s, tendem a ser vítimas f áceis de algumas pessoas. “É preciso combater o crescente número de casos de actos praticados contra menores, especialme­nte em Luanda”, disse.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola