Jornal de Angola

Técnicos nacionais cursam na Argélia

- Teresa Luís

Luís Chaves, William Almeida e Filipe Cruz seguem hoje, às 12h00, para Argélia, via Lisboa, palco do curso de nível C promovido pela Confederaç­ão Africana de Andebol (CAHB), até 13 do corrente.

Em solo argelino, os técnicos nacionais vão cumprir a exigência da CAHB, segundo a qual todos os treinadore­s em pleno exercício de funções devem possuir a licença da Confederaç­ão. De contrário, o órgão reitor do andebol em África reserva-se o direito de impedir que os mesmos se sentem no banco.

“A Confederaç­ão está a exigir e por essa razão criou o programa de formação destinada aos técnicos das federações membros da CAHB. Já atingimos um patamar elevado e os nossos treinadore­s precisam de ter essa licença. A exigência deve ser também pessoal. Portanto, o curso é uma maisvalia e de certeza os nossos treinadore­s vão aproveitar da melhor forma. ” ,

O domínio da língua francesa pode ser um obstáculo, mas nada impede a conclusão do curso. O trio indicado pela Federação Angolana da modalidade (FAAND) possui formação superior, de nível A e Master Coach, porém toda feita na Europa.

Depois do nível C, a CAHB vai organizar a formação de categoria B, eventualme­nte já com a inclusão dos técnicos Vivaldo Eduardo e José Pereira “Kidó”, ambos selecciona­dores nacionais.

Ao Jornal de Angola, recentemen­te o director técnico da Federação, Divaldo Ângelo, defendeu que o curso representa um ganho para os treinadore­s nacionais e está de acordo com a actual exigência do órgão reitor do andebol continenta­l.

“A Confederaç­ão está a exigir e por essa razão criou o programa de formação destinada aos técnicos das federações membros da CAHB. Já atingimos um patamar elevado e os nossos treinadore­s precisam de ter essa licença. A exigência deve ser também pessoal. Portanto, o curso é uma mais-valia e de certeza os nossos treinadore­s vão aproveitar da melhor forma. É uma formação abrangente com técnicos de vários países”, sublinhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola