Jornal de Angola

Região Militar Centro forma condutores-auto e tanquistas

- Adolfo Mundombe| Chipipa

O comandante da Região Militar Centro procedeu, recentemen­te, à abertura do 20º curso format i vo 2023/2024 de especializ­ação de condutores de blindados e condutores- auto, na comuna da Chipipa, município do Huambo.

O tenente-general Paulo Silva Xavier “Passix” disse que o curso de tanquistas, sob o lema “Pela prontidão combativa fortaleçam­os a disciplina militar”, tem a duração de seis meses divididos em dois períodos lectivos, com as aulas teóricas e práticas.

A formação, que abrange os militares idos das províncias de Benguela, CuanzaSul e Bié, realiza-se de Março a 31 de Julho na sua primeira fase, enquanto a segunda de 1 de Setembro a 31 de Janeiro do próximo ano, com uma carga horária de 2.128 horas.

Na abertura, sexta-feira, o comandante Paulo Xavier salientou que as missões, além de garantirem a defesa do espaço terrestre nacional, são também complement­adas com tarefas de apoio à manutenção da ordem e tranquilid­ade públicas no país.

O comandante da Região Militar Centro disse que, sempre que for necessário, vão auxiliar os órgãos do Ministério do I nterior (MININT) e não só, na árdua tarefa de combate ao crime organizado, terrorismo, a exploração e tráfico ilícito de minerais estratégic­os. O

oficial das Forças Armadas Angolanas ( FAA) falou, ainda, do auxilio às populações, sobretudo em actos sociais como campanhas de vacinação ou quando atingidas por calamidade­s naturais. “Auxiliarem­os outras actividade­s de carácter comunitári­o sem descurar a elevação combativa das tropas”, assegurou.

Frisou, ainda, que a preparação dos militares repres e nta um c o nj unto d e actividade­s de carácter docente, educativa e de segurança, que se realizam para o desenvolvi­mento contínuo dos efectivos através da formação profission­al em especialid­ade, colocando acima de tudo o patriotism­o.

O tenente-general assegurou que o Comando da

Região Militar Centro vai empreender continuame­nte esforços vi sando cri ar melhores condições de trabalho e de acomodação dos efectivos nos quarteis e garantir o melhoramen­to da dieta alimentar das tropas.

Por essa razão, aconselhou os efectivos a apoiarem-se de maneira rigorosa na observânci­a do código de estrada, visando reduzir as mortes nas estradas, uma situação que, como enfatiza, pode ser devidament­e acautelada.

 ?? ?? Tenente-general Paulo Xavier inaugura acção de formação
Tenente-general Paulo Xavier inaugura acção de formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola