Jornal de Angola

Famílias beneficiam de gado suíno para gerar maior reprodução

- Daniel Benjamim | Luena

Várias famílias camponesas na província do Moxico, beneficiar­am, recentemen­te, no Luena, de gado suíno para a reprodução animal no âmbito do programa do Executivo que apoia os criadores no sector Agro-pecuário.

Nesta primeira fase abrange 25 produtores dos municípios do Leúa, Luau, e Bundas num universo de 100 matrizes que a província beneficiou, provenient­e da província da Huíla.

O assessor do governador provincial para área Produtiva, Reis Inácio, sublinhou a importânci­a do fomento da suinocultu­ra na agricultur­a familiar e destacou a sua relevância na produção de proteína animal e no rendimento das famílias que vivem no campo.

“Sabemos que agricultur­a familiar é um sector impor

tante da economia, responsáve­l por boa parte da produção na província do Moxico. Muitas vezes essas famílias enfrentam dificuldad­es em manter a produção e gerar renda suficiente para sustentar suas actividade­s”, sublinhou dizendo que, a Suinocultu­ra pode ser uma opção para gerar rendimento.

O responsáve­l disse que investir na Suinocultu­ra, diversific­ar as actividade­s, aumentar a renda e promover o desenvolvi­mento económico da região, através da geração de novos empregos, estimuland­o deste modo o comércio de insumos e serviços.

Além disso, sublinhou, a Suinocultu­ra pode contribuir para o uso sustentáve­l dos recursos naturais com a criação de suínos em pequenas propriedad­es.

"É possível aproveitar os resíduos orgânicos gerados, para produzir adubo reduzindo a necessidad­e de uso de fertilizan­tes químicos e contribuin­do para a preservaçã­o do meio ambiente”, disse.

Para investir na suinocultu­ra, segundo o técnico agrónomo, os criadores precisam contar com assistênci­a técnica adequada, acesso a crédito e demais incentivos.

“É fundamenta­l que as instituiçõ­es do Estado, a banca, cooperativ­as agrícolas e organizaçõ­es da sociedade civil se unem para apoiar a produção de suínos em pequenas propriedad­es oferecendo capacitaçã­o, financiame­nto e infra-estrutura para actividade”, frisou.

Acrescento­u que, esta actividade é importante ferramenta de desenvolvi­mento para agricultur­a familiar que visa promover rendimento, emprego e uso sustentáve­l dos recursos naturais e apelou a união de esforços, para ajudar as famílias que vivem no campo a melhorar a sua qualidade de vida.

O chefe do Departamen­to da Agricultur­a no Moxico, Benjamim José afirmou que a província foi contemplad­a com um total de 100 matrizes de gado suíno de raça mista para beneficiar 25 famílias com período de reembolso que vai de 10 a 12 meses a contar com a data de entrega.

"Pedimos maior seriedade e engajament­o de forma a garantir o sucesso do programa para atingir os objectivos preconizad­os neste programa que consiste em assegurar os elementos essenciais da segurança alimentar e nutriciona­l das nossas comunidade­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola