Jornal de Angola

Aniversári­o do músico Bana relembrado sábado em Lisboa

-

O “Rei da Morna”, Bana (Adriano Gonçalves), que nasceu a 5 de Março, em 1932, no Mindelo, ilha de São Vicente, se estivesse vivo, ontem completari­a 91 anos e em Lisboa a data não foi esquecida.

Para assinalar a ocasião, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal e o Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, promoveram no sábado, uma sessão cultural e musical denominada “Evocação ao Bana – por ocasião dos 91 anos do seu nascimento, no ano em que se assinala o 10º aniversári­o do seu faleciment­o”.

Com a participaç­ão de

Humberto Ramos e outros convidados, o CCCV esteve cheio de um grupo de pessoas que amava o Bana, como músicos, cantores e admiradore­s que se juntaram para evocar a vida de Adriano Gonçalves e as suas músicas.

O momento foi de partilha de testemunho­s e canções do Bana, numa iniciativa realizada em parceria com Humberto Ramos, músico muito conhecido do público cabo-verdiano por toda a diáspora.

“O Bana para nós é o rei da Morna, é o rei da música de Cabo Verde e temos notado que nos últimos tempos quase que as pessoas se esqueceram

do Bana que faleceu há muito pouco tempo. Daí eu terme associado ao CCCV para tentarmos relembrar as pessoas que ele desaparece­u fisicament­e, mas que continua connosco”, frisou Humberto Ramos.

Para ele, tanto Bana, como Ildo Lobo ou Luís Morais, por exemplo, “não podem ser esquecidos”, assim como a Cesária Évora, em que há pessoas que trabalham para que ela não seja esquecida, por isso, como músico e cabo-verdiano disse sentirse no direito de relembrar sobre isso.

Leonel Almeida, Amílcar Spencer Lopes “Miquinha”, Maria Alice, Emanuel Barbosa, Ana Firmino, Fábio Dias e Albertino, foram alguns dos músicos que interpreta­ram as músicas cantadas por Bana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola