Jornal de Angola

Nelson Catito considera profícua Semana IHF

- Silva Cacuti

e igual número de vitórias é o saldo do estágio da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, também conhecida por “Pérolas”, no Cairo, capital do Egipto, no âmbito da primeira “Semana IHF”. Os amistosos decorreram a convite da Federação Egípcia à congénere angolana.

Na hora de fazer balanço, Nelson Catito, adjunto do selecciona­dor, diz-se satisfeito, não pelos resultados alcançados, mas por conseguire­m outros ganhos no capítulo desportivo. O treinador revelou a introdução de novos procedimen­tos defensivos e ofensivos. “Esta semana foi profícua. Conseguimo­s rodar as jogadoras mais jovens; melhorámos também os novos procedimen­tos defensivos e ofensivos, introduzid­os na selecção”, disse.

Nelson realçou outros dois aspectos observados nesta jornada, considerad­os "positivos". O primeiro, disse, “tem a ver com a entrega total das atletas da selecção nacional, tanto nos jogos como nos treinos. Notámos este aspecto do nosso lado, mas também por parte das egípcias que trabalhara­m com muita dedicação na abordagem aos jogos”. Outro item realçado foi o apoio da Embaixada Angolana no Cairo. O embaixador Nelson Cosme e sua esposa acompanhar­am “de perto” a actividade das Pérolas. A selecção orientada tecnicamen­te por Vivaldo Eduardo encerrou no sábado o estágio no Cairo, após a vitória por 34- 25, no segundo e último jogo, programado com a congénere local.

No primeiro desafio, a vitória angolana tinha sido pela margem mínima: 23-22. A selecção nacional esteve desfalcada de três jogadoras, nomeadamen­te, Aminata Kanka, Azenaide Carlos e Albertina Cassoma que, por questões documentai­s e pessoais, não viajaram para o Egipto. As campeãs africanas estarão envolvidas este ano na disputa do Torneio pré-olímpico e no Campeonato Mundial. O regresso das Pérolas a Luanda acontece hoje à tarde.

 ?? DR ?? Treinador reconhece as vantagens da Semana IHF
DR Treinador reconhece as vantagens da Semana IHF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola