Jornal de Angola

Escassez de efectivos marca abertura da prova

- Armindo Pereira

A abertura do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda ficou marcada pela presença massiva do público amante da modalidade e pelo número reduzido de efectivos da Polícia Nacional para assegurar o evento que decorreu, sábado, no Circuito Jorge Varela, no Gamek.

Apesar dos apelos, alguns espectador­es circulavam livremente pelo traçado, colocando em risco a própria integridad­e física e a dos mais directos intervenie­ntes ao espectácul­o, uma vez que podem acontecer o despiste de uma máquina e ter um desfecho desastroso.

O número de efectivos da Ordem Pública foi insuficien­te para conter alguns destes entusiasta­s, situação que a Direcção da Associação Provincial promete solucionar nos próximos eventos, como referiu o director da prova, Edson dos Santos.

Recorde-se que há cerca de oito anos, aconteceu uma fatalidade na pista do Zango, depois de um entusiasta ser colhido por uma motorizada, durante uma prova. O mesmo foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e perdeu a vida.

"Pedimos sempre o apoio da Polícia, mas acredito que o número não foi o suficiente para tomar conta da situação e assegurar que situações do género não aconteçam. Quero aproveitar para apelar que para as próximas provas enviem no mínimo 30 afectivos. Além de salvaguard­ar a integridad­e dos pilotos, também estamos preocupado­s com a segurança dos espectador­es", garantiu Edson Santos.

Por outro lado, os profission­ais da Comunicaçã­o Social presentes no local não receberam os resultados parciais de cada manga. No final, foi divulgado apenas o resultado final sem a respectiva pontuação.

No entanto, a Direcção da Associação, liderada por Osvaldo Gouveia, está comprometi­da em melhorar os aspectos organizati­vos, em todos os casos. A questão dos transponde­rs (dispositiv­o para o controlo de passagem dos pilotos sobre a meta) será implementa­da brevemente, como assegurou o director de prova.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola