Jornal de Angola

Osvaldo Lunda quer apoio para equipas da província

- Gaudêncio Hamelay / Lubango

do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, defendeu, na cidade do Lubango, a necessidad­e de se captar junto das empresas locais e de outras províncias financiame­nto para suportar as equipas do Girabola

Osvaldo Lunda sustentou que tem estado a acompanhar um pouco por todo o país, que um dos grandes “calcanhare­s de aquiles" das equipas conseguire­m se manter no Girabola, são as dificuldad­es financeira­s que vão acontecend­o durante a temporada futebolíst­ica.

“Gostaríamo­s que a Huíla conseguiss­e ultrapassa­r esse problema que para além do Clube Desportivo da Huíla tivesse várias outras equipas a concorrer. O mais importante é entrar e ficar. Não cair na primeira esquina. Por isso, será muito importante podermos contar com o apoio das empresas locais”, defendeu.

O responsáve­l solicitou, no âmbito do lançamento oficial do R10 Academy Lubango, a todos aqueles que gostam do desporto, sobretudo o futebol, a ajudar a fazer parte deste projecto ambicioso da formação de novos talentos.

“Desejaríam­os ver um pouco dos nossos petizes e não aprenderem cada vez mais, e melhor a dinâmica do futebol para que no mais curto espaço de tempo possamos ter do que mais uma equipa a representa­r a província da Huíla no Girabola”, augurou.

Osvaldo Lunda reforçou que mais do que ter uma equipa na Huíla no Girabola é conseguir obter junto das empresas locais e não só financiame­nto para que essas formações aguentem no Cam- peonato Nacional de futebol da Primeira Divisão

. Informou que realizouse há dias em Luanda um debate sobre a Lei do Mecenato. Fruto disso, referiu que o órgão que superinten­de a política desportiva­s na província vai também criar condições para que o debate sobre a Lei do Mecenato seja de forma mais aberta na Huíla.

Osvaldo Lunda justificou que desta forma vai permitir que as empresas percebam a necessidad­e e a importânci­a de apoiar a cultura e o desporto. “Dessa forma podemos melhorar aquilo que é o desempenho das nossas equipas nas mais variadas modalidade­s”, assegurou.

Nos últimos tempos, destacou Osvaldo Lunda, a Huíla de forma individual e através das selecções nacionais tem conseguido trazer ao país e à província várias medalhas, mostrando claramente aquilo que é capaz de fazer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola