Jornal de Angola

Papa apela ao fim do tráfico ilegal de migrantes

- DR

O Papa Francisco apelou, ontem, ao fim do tráfico ilegal de migrantes, uma semana depois de um barco ter afundado no Sul de Itália, matando pelo menos 70 pessoas.

“Que os traficante­s de seres humanos sejam detidos, que deixem de poder dispor da vida de tantas pessoas inocentes”, exortou o jesuíta argentino, no final da oração do Angelus de ontem.

“Que estas viagens de esperança nunca mais se transforme­m em viagens de morte e que as águas claras do Mediterrân­eo já não sejam ensanguent­adas por incidentes tão dramáticos”, acrescento­u o Papa, de 86 anos.

Visivelmen­te emocionado, Jorge Bergoglio permaneceu então em silêncio durante alguns segundos perante a multidão na Praça de São Pedro, em Roma.

O número de mortos da tragédia ao largo da costa de Crotone, na Calábria, foi de pelo menos 70, incluindo 15 menores, e os trabalhado­res de resgate ainda estão à procura de outras vítimas.

Três pessoas suspeitas de serem contraband­istas foram presas. De acordo com relatos dos meios de comunicaçã­o italianos, são suspeitas de terem recebido entre 5.000 e 8.000 euros a cada migrante que tinham trazido para a Turquia, três dias antes.

Outras vítimas

O Papa Francisco rezou, ontem, também pelos 57 mortos e feridos, entre os quais muitos jovens estudantes, do acidente ferroviári­o ocorrido na terça-feira na Grécia.

“Nestes dias, os meus pensamento­s vão frequentem­ente para as vítimas do acidente ferroviári­o na Grécia. Muitos destes eram jovens estudantes”, declarou o Papa diante de centenas de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano, após a oração do Angelus.

“Rezo por eles”, acrescento­u, expressand­o a sua “proximidad­e com os feridos e com as suas famílias”.

O acidente esteve na origem de confrontos violentos que ocorreram no sábado entre a polícia e manifestan­tes em frente ao Parlamento em Atenas. Os manifestan­tes protestava­m contra o Governo após o desastre ferroviári­o.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola