Jornal de Angola

Trocas comerciais registam negócios de 30 milhões de dólares

- Ana Paulo | Argel

comerciais entre a Argélia e Angola ficaram marcadas, em 2022, pela conclusão de uma operação de exportação, pelo grupo siderúrgic­o Tossyali Argélia, de 15 mil toneladas de tubos espirais anticorros­ivos (cada um entre os 28 e os 55 metros de compriment­o), no valor de 30 milhões de dólares, a partir do porto de Arzew, em Oran, na Argélia.

Esta informação foi partilhada com o Jornal de Angola, à margem do acto inaugural da 2ª edição da Feira Africana de Negócios - Sada 2023, aberta no domingo e com encerramen­to previsto para hoje, em Argel, pelo 1º secretário e adido Económico e Comercial da Embaixada da Argélia em Luanda.

Zahir Oudjatit disse que esta empresa pretende expandir a sua actividade em Angola, realizando o maior volume possível de operações de exportação de diversos tipos de produtos siderúrgic­os, para satisfazer as necessidad­es do mercado angolano.

“O projecto é uma estrutura convencion­al relacionad­a ao comércio e investimen­to”, defendeu.

Em relação aos acordos entre os dois países, Zahir Oudjatit disse que, além do acordo de cooperação na área comercial, assinado em Argel, a 23 de Fevereiro de 2004, e que ainda não foi ratificado pela parte angolana, houve também propostas argelinas sobre dois projectos de acordos relativos à criação de um Conselho Empresaria­l e de Cooperação entre a ALGEX e a AIPEX.

Estes dois últimos acordos, destacou, vão permitir, após assinatura, desenvolve­r o comércio e incentivar o i nvestiment­o entre os dois países.

O 1º secretário e adido Económico e Comercial da Embaixada da Argélia em Luanda afirmou também

que a parte angolana tinha proposto um projecto de acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimen­tos.

Este acordo, segundo Zahir Oudjatit, está direcciona­do à participaç­ão em feiras e eventos económicos e comerciais organizado­s na Argélia e vice-versa.

Realçou que do lado angolano foi dado particular interesse à 1ª Conferênci­a Africana de Startups, realizada em Argel, de 5 a 7 de Dezembro de 2022.

O evento foi organizado pelo Ministério da Economia do Conhecimen­to, Startups e Microempre­sas e este interesse traduziu-se na significat­iva participaç­ão de três ( 3) secretário­s de Estado angolanos dos sectores das Telecomuni­cações, Economia e Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A participaç­ão de empresas argelinas e angolanas nas feiras realizadas nos dois países deverá permitir descobrir as oportunida­des de investimen­to oferecidas pelas duas partes e dar a conhecer o produto argelino”, disse.

Zahir Oudjatit destacou que, além das exposições e feiras temáticas, a Feira Internacio­nal de Luanda (FILDA) é o mais importante certame comercial e de dimensão internacio­nal que se realiza, anualmente, em Angola, pelas oportunida­des que proporcion­a no fortalecim­ento das relações comerciais entre parceiros angolanos e estrangeir­os.

 ?? ANA PAULO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Zahir Oudjatit é o adido e 1º secretário da Embaixada
ANA PAULO | EDIÇÕES NOVEMBRO Zahir Oudjatit é o adido e 1º secretário da Embaixada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola