Jornal de Angola

Diplomata cabo-verdiano destaca relações estratégic­as com Angola

Presidente da República recebeu em audiências separadas os embaixador­es de Cabo Verde e da Turquia acreditado­s em Angola, com os quais passou em revista a cooperação bilateral

- Garrido Fragoso

O embaixador­cabo- verdiano em Angola, Jorge Figueiredo, destacou, ontem, em Luanda, as relações estratégic­as em vários domínios da cooperação entre Angola e Cabo Verde, fruto do vínculo cultural e histórico que une os dois Estados e povos há longos anos, bem como pela importante comunidade instalada em território angolano.

Em declaraçõe­s aos jornalista­s, no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al, na Cidade Alta, o diplomata cabo-verdiano referiu-se aos acordos assinados entre os dois países nos mais variados sectores, com destaque para o dos Transporte­s Aéreos e Marítimos.

O diplomata cabo-verdiano referiu que, no quadro da cooperação bilateral, os dois países mantêm investimen­tos privados recíprocos, observam a redução nas taxas aduaneiras e procuram, cada vez mais, aprofundar as relações administra­tivas.

“O leque de acordos rubricados entre os dois países nos últimos cinco anos permite concluir que as relações bilaterais estão no bom caminho”, declarou Jorge Figueiredo, que também apresentou ao Presidente João Lourenço cumpriment­os de fim de missão diplomátic­a no país.

Jorge Figueiredo mani

festou ainda a disponibil­idade do seu país em ajudar Angola a realizar as eleições autárquica­s, dada a experiênci­a de 30 anos que o seu país reúne no quadro do processo autárquico. “O que aprendemos ao longo do tempo, através da troca de experiênci­as com outros países, também faremos, com todo prazer e conhecimen­to, para ajudar Angola”, declarou o diplomata.

Elogiada política externa angolana

Numa outra audiência, o Chefe de Estado recebeu o embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay, que aos jornalista­s elogiou a política externa angolana sob liderança do Presidente João Lourenço, virada, sobretudo, à pacificaçã­o e estabiliza­ção do continente africano, com realce para a Região dos Grandes Lagos (RGL).

“A Turquia acompanha, de forma estreita, a política externa angolana liderada pelo Presidente João Lourenço, em matérias de construção da paz e estabilida­de ao nível do continente africano”, declarou à imprensa o embaixador turco, para quem o Governo do seu país continuará a apoiar Angola em tais iniciativa­s.

Alp Ay, que cumpriu quatro anos de missão diplomá

tica no país, referiu que ao longo deste período as relações bilaterais atingiram níveis “positivos e promissore­s”, sobretudo, depois das visitas presidenci­ais recíprocas nos últimos dois anos, em que foram rubricados mais de 25 acordos e protocolos de cooperação, com destaque para o sector dos Transporte­s Aéreos, que já permite a ligação entre os dois países.

Negócios anuais atingem 350 milhões de dólares

Ovolume anual de negócios entre Angola e a Turquia está estimado em 350 milhões de dólares/ ano, informou o embaixador turco, salientand­o que a principal prioridade continua ser o incremento de investimen­tos recíprocos nos mais variados sectores.

O diplomata prometeu, para os próximos meses, o incremento do investimen­to turco em Angola no sector da construção de infra-estruturas. A medida, justificou, visa apoiar Angola nos seus esforços de desenvolvi­mento e diversific­ação da economia, tornando-a num actor “bastante importante e influente”, na região.

Além de apresentar ao Chefe de Estado cumpriment­os de fim de missão diplomátic­a no país, ao cabo de quatro anos de trabalho, o embaixador da Turquia disse, também, ter aproveitad­o a oportunida­de para agradecer ao Presidente João Lourenço pelas condolênci­as e apoio brindados ao povo turco, na sequência do recente terramoto ocorrido no seu país, que devastou território­s e causou centenas de milhares de vítimas mortais.

Classifico­u o gesto do Titular do Poder Executivo angolano como de amizade e irmandade entre os dois países e povos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jorge Figueiredo aproveitou a audiência para apresentar cumpriment­os de fim de missão ao Chefe de Estado angolano
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jorge Figueiredo aproveitou a audiência para apresentar cumpriment­os de fim de missão ao Chefe de Estado angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola