Jornal de Angola

Reclusas são integradas em cursos profission­ais

- André da Costa

da Cadeia Feminina de Viana, superinten­dente chefe prisional Suzete Araújo, afirmou, ontem, que as mulheres privadas de liberdade são integradas em cursos profission­ais, para uma melhor reintegraç­ão social e familiar depois do cumpriment­o da pena.

A responsáve­l teceu estas consideraç­ões à margem do convívio proporcion­ado pela Direcção Geral do Serviço Penitenciá­rio em alusão ao 8 de Março, Dia Internacio­nal da Mulher.

Suzete Araújo explicou que as reclusas, principalm­ente as que já foram condenadas, são integradas no trabalho socialment­e útil e em acções formativas, aprendendo artes como Culinária, Decoração, Pastelaria, Corte e Costura, entre outras actividade­s, que as permita criar pequenos negócios, após a soltura.

Suzete Araújo, que não precisou o número exacto de reclusas, devido à dinâmica nas entradas e saídas, deu a conhecer que algumas mães estão privadas de liberdade com os filhos menores e lembrou que o sector feminino de Viana tem especial istas em Educação de Infância, que ajudam a cuidar e educar as crianças.

Por seu turno, o director provincial do Serviço Penit e nci á r i o , c o missário Arlindo Moniz, encorajou as mulheres detidas ou presas a manterem a esperança em dias melhores.

As reclusas tiveram um dia diferente e demonstrar­am os seus dotes em momentos culturais e recreativo­s, traduzidos na exibição de peça teatral, música, dança, poesia e desfile de moda. Um dos momentos mais altos da actividade foi a entrada em palco da cantora gospel

Joli Makanda, que interpreto­u quatro faixas musicais, que muito animaram as reclusas, além da participaç­ão de outros músicos que deram alegria e fizeram-nas dançar.

 ?? ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cantora Gospel Joli Makanda animou as reclusas
ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cantora Gospel Joli Makanda animou as reclusas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola