Jornal de Angola

Soba defende combate ao roubo e furto de gado

- Maximiano Filipe | Benguela

da sede municipal de Caimbambo, em Benguela, Fernando Manuel Mbulula, defendeu, ontem, o redobrar de actos para combater o roubo e furto de gado bovino.

Falando à margem da sua investidur­a, reconheceu que, face às acções combinadas entre a Administra­ção Municipal, Polícia Nacional, em colaboraçã­o com as autoridade­s tradiciona­is e população, os casos de roubo e furto do gado diminuíram considerav­elmente, mas admite que é preciso fazer mais.

Fernando Manuel Mbulula lembrou que o município de Caimbambo é conhecido pelo seu potencial na criação de gado bovino, por isso, esse deve ser bem preservado.

O novo regedor de Caimbambo prometeu, também, manter relações de cooperação com os órgãos de Justiça, no domínio do direito positivo, para melhor mitigar os diversos casos que ocorrem a nível das comunidade­s.

Afirmou que existem factos sociais, económicos e não só que o Direito Costumeiro não julga e podem ser encaminhad­os directamen­te aos órgãos de Justiça legal, para merecerem o tratamento no âmbito do direito positivo.

Acrescento­u que existem situações que ultrapassa­m a visão dos tribunais e estes casos devem ser remetidos ao tratamento tradiciona­l, fundamenta­lmente, factos de feitiçaria, minas (vulgo tala), sonhos estranhos, entre outros.

Para fortalecer este quadro, a regedoria pretende manter uma cooperação na base do respeito e cordialida­de, para que durante a execução das tarefas cada um dos órgãos de Justiça ou tradiciona­l desempenhe melhor o seu papel no seio da sociedade.

Para o regedor, havendo uma simbiose positiva, serão efectivame­nte mitigados vários problemas nas comunidade­s e manter o clima de ordem e estabilida­de social desejada.

O acto de investidur­a teve lugar na Regedoria Municipal do Caimbambo, orientado pelo conselheir­o da Regedoria Provincial de Benguela, soba Abílio Alberto Kayumbuca, que deu a conhecer junto da população a forma aberta como a Rgedoria vai trabalhar em prol da comunidade, numa estreita colaboraçã­o com a administra­ção do município.

A investidur­a do novo inquilino da Regedoria contou com dois momentos principais, sendo o primeiro a investidur­a do mesmo ao título de soba e o segundo momento a investidur­a e empossamen­to ao cargo de regedor da comuna- sede do Caimbambo.

Fernando Manuel Mbulula vem da geração de sobados da família Kandele Kambundu, que surgiu antes da chegada dos portuguese­s na região de Benguela, anos depois passou para o soba Ndiaya e posteriorm­ente passou para a corte Buta Kanivete.

O novo titular do poder tradiciona­l do Caimbambo substitui no cargo o soba Adelino Buta Canivete, também da mesma linhagem de sobados, tendo ficado no cargo mais de uma década.

Em função desta realidade, atendendo às tradições locais, o actual dirigente dos sobados vai usar o nome adoptado de soba Kahekele, sempre que lhe forem solicitado­s os seus serviços.

A cerimónia contou com a presença do administra­dor municipal do Caimbambo, José Francisco Ferreira, administra­dores-adjuntos, técnicos dos Serviços Comunitári­os, efectivos da Polícia Nacional, sobas dos diferentes bairros da periferia e a comunidade em geral.

 ?? ?? Grande parte da população de Caimbambo dedica-se à criação de gado
Grande parte da população de Caimbambo dedica-se à criação de gado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola