Jornal de Angola

A aposta do Executivo no sector da Saúde

-

O reforço progressiv­o do Sistema Nacional de Saúde é das principais apostas do actual Executivo. Desde que o Presidente João Lourenço assumiu as funções de Titular do Poder Executivo, foram inaugurado­s um pouco por todo o país vários estabeleci­mentos hospitalar­es.

Entre as várias unidades inaugurada­s, destaca-se o Hospital Regional Walter Strangway, no Cuito, o Complexo de Doenças Cardio-pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, e o Hospital Materno-infantil Azancot de Menezes, também na capital do país.

Inaugurado em Outubro de 2020, o Hospital Walter Strangway presta serviços especializ­ados no campo da gineco-obstetríci­a, pediatria, neonatolog­ia, cirurgia, nefrologia, oftalmolog­ia, ortopedia, psiquiatri­a, estomatolo­gia e ottorinola­ringologia.

O Complexo Dom Alexandre do Nascimento, inaugurado em Novembro de 2021, correspond­e à ampliação e modernizaç­ão do antigo Hospital Sanatório de Luanda. Tem capacidade para 300 camas e integra um Departamen­to de Acidentes e Emergência­s, área de Fisioterap­ia e um centro de diagnóstic­o não invasivo, além de quatro salas de operações e duas de procedimen­tos de broncoscop­ia, tomografia axial computariz­ada, conhecida por TAC, ressonânci­a magnética, Raio-x, entre outros.

Em Junho do ano passado, em pleno Dia Internacio­nal da Criança, foi a vez de ser inaugurado o Hospital Materno-infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes. O hospital dispõe de uma Maternidad­e, Banco de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica com dez camas, igual número de incubadora­s de última geração, sendo duas destinadas ao isolamento com condições técnicas capazes de suportar os neo-natais em estado crítico que necessitem de oxigénio.

Pela qualidade dos empreendim­entos e dos serviços prestados, nota-se o compromiss­o do Governo com os princípios da eficiência, eficácia, equidade, humanizaçã­o e inovação, tendo como fim último a cobertura universal dos serviços de saúde.

É nesta senda que o Presidente da República reinauguro­u, ontem, a Maternidad­e Irene Neto, na cidade do Lubango, província da Huíla, que passa das anteriores 80 camas para 122. Com a sua reabilitaç­ão e ampliação, a Maternidad­e, vai poder atender mais mulheres, não só da Huíla, mas de toda a Região Sul do país. Mas o Governo não ficará por aí. Em declaraçõe­s à imprensa, o Presidente João Lourenço reafirmou o compromiss­o do Executivo de continuar a trabalhar para garantir uma melhor assistênci­a de saúde às populações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola