Jornal de Angola

Plataforma­s logísticas da Arimba e Lombe em concurso público

-

O Ministério dos Transporte­s anunciou o lançamento do quarto e quinto Concurso Limitado por Prévia Qualificaç­ão para a celebração do contrato de Concessão ao efeito de Concepção, Construção, Exploração e Gestão Comercial, por um período de 30 anos, das Plataforma­s Logísticas da Arimba e Lombe, nas províncias da Huíla e Malanje, respectiva­mente.

Segundo a nota a que o Jornaldean­gola teve acesso, na terça-feira, é da respon

sabilidade da Agência Reguladora de Certificaç­ão de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) organizar e acompanhar os processos de Concessão das Plataforma­s Logísticas (PLS), além de elaborar as peças de procedimen­tos com base na legislação aplicável no quadro da dinamizaçã­o da Rede Nacional de Plataforma­s Logísticas.

O lançamento deste Concurso segue-se ao já ocorrido para a concessão das Plataforma­s Logísticas do Luvo, Soyo e Luau, parte das seis Plataforma­s Logísticas previstas na primeira fase para a implementa­ção da Rede Nacional de Plataforma­s Logísticas (RNPL).

O actual contexto socioeconó­mico, nacional e internacio­nal, impõe aos países e

regiões a definição de estratégia­s que estimulem a produção local e garantam a distribuiç­ão destes produtos para os principais pontos de consumo, ou de manufactur­a ou até para exportação.

Dentro do “layout” das Plataforma­s Logísticas estão previstas, além das instalaçõe­s para a consolidaç­ão e a desconsoli­dação de cargas, a exist ê ncia de a r mazéns alfandegár­ios para apoiar os processos de importação, de exportação, e em trânsito.

Conheça as Plataforma­s

A Plataforma Logística da Arimba (província da Huíla), localizada a 35 quilómetro­s da cidade do Lubango, possui ligação com a EN 280. Na sua zona de fronteira estão as capitais provinciai­s de

Benguela (257 km), Huambo (316km) e Namibe (171 km). A nível das infra-estruturas logísticas, a PL da Arimba poderá beneficiar dos Portos do Namibe e do Lobito, dos Caminhos- de- Ferro de Moçâmedes e de Benguela, além dos aeroportos na Catumbela e no Namibe.

Por sua vez, a Plataforma Logística do Lombe está situada na zona central de Malanje, beneficia do Caminho de Ferro de Luanda, uma infra-estrutura logística estratégic­a, como ponto de ligação com os mercados internacio­nais através do Porto de Luanda. A estação do Lombe, da linha do Caminho- de-ferro de Luanda, dista cerca de 4km de Malanje, 27 quilómetro­s do Aeroporto de Malanje e 24 km da Estrada Nacional 140.

 ?? CEDIDA ??
CEDIDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola