Jornal de Angola

Nova geração de compromiss­os reforçados

-

O Programa de Acção de Doha representa uma nova geração de compromiss­os renovados e reforçados entre os Países Menos Avançados (PMA) e os parceiros de desenvolvi­mento, incluindo o sector privado, a sociedade civil e os Governos a todos os níveis.

Aprovado a 17 de Março de 2022 pela Assembleia-geral das Nações Unidas no dia 1 de Abril do mesmo ano, o Programa inclui seis pontos-chave, que passam por um maior investimen­to nas pessoas, com ênfase na erradicaçã­o da pobreza e “não deixar ninguém para trás”.

O segundo ponto tem como propósito alavancar o poder da Ciência, Tecnologia e Inovação contra as vulnerabil­idades multidimen­sionais para o alcance dos Objectivos do Desenvolvi­mento Sustentáve­l.

Apoiar a transforma­ção estrutural como um motor de prosperida­de, reforçar o comércio internacio­nal dos Países Menos Avançados e a integração regional, bem como abordar as alterações climáticas, a degradação ambiental, a pandemia da Covid-19 e a construção de resistênci­a contra futuros choques para um desenvolvi­mento sustentáve­l informado sobre os riscos representa­m outros dos desafios.

O sexto e último ponto está relacionad­o com a mobilizaçã­o da solidaried­ade internacio­nal para se revigorar parcerias, ferramenta­s e instrument­os inovadores.

Em conjunto, estas seis áreas desempenha­rão um papel significat­ivo na aceleração do prog r e s s o e c o n ó mi c o e n a construção de uma dinâmica para a Década de Acção com vista à realização dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l, com base no lema “não deixar ninguém para trás”.

A plena implementa­ção do Programa de Acção de Doha vai ajudar os PMA a enfrentar a pandemia da Covid-19, bem como os impactos sócioeconó­micos negativos dela resultante­s e regressar a um caminho para alcançar os Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l, enfrentar os desafios das alterações climáticas e dar passos em direcção a uma graduação sustentáve­l e irreversív­el.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-presidente Esperança da Costa trabalhou no Qatar
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente Esperança da Costa trabalhou no Qatar
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola