Jornal de Angola

Executivo reitera aposta na inovação e na utilização das novas tecnologia­s

-

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana do Sacramento Neto, destacou, ontem, a aposta do Executivo angolano numa sociedade de inovação tecnológic­a, acompanhan­do o desenvolvi­mento na área das novas tecnologia­s.

A governante, que falava na plenária da sexagésima sétima sessão da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher, que decorre em Nova Iorque, referiu que Angola vai investir nas tecnologia­s ligadas à televisão digital, à escola virtual e ao satélite angolano.

Disse, na ocasião, que a aposta se traduz, também, na implementa­ção de projectos de reabilitaç­ão das infra-estruturas das telecomuni­cações, comunicaçõ­es rurais, Angola Online e tecnologia­s, para garantir a criação de um ambiente digital seguro.

“No âmbito do plano da inovação e mudança tecnológic­a, o Governo angolano implemento­u o programa de promoção da inovação e transferên­cia de tecnologia que integra projectos de inovação”, disse.

A ministra destacou ainda o programa de incubação e a criação de incubadora­s de empresas em algumas instituiçõ­es do ensino superior, envolvendo a participaç­ão das mulheres.

Ana do Sacramento Neto avançou que o satélite angolano, denominado ANGOSAT-2, cuja operaciona­lização conta com a participaç­ão de mulheres, vem gerando excelentes oportunida­des em matérias espaciais.

Informou que Angola conta com 16 mulheres formadas em especialid­ades espaciais e que trabalham no Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional.

Esclareceu que no subsistema do Ensino Superior e desenvolvi­mento da investigaç­ão científica têm sido implementa­dos programas e projectos de promoção da equidade do género e do empoderame­nto das mulheres.

Como resultado, realçou que o acesso de mulheres e meninas às novas tecnologia­s de informação e educação digital registou um aumento no que respeita aos cursos de Engenharia e Ciências da Computação.

“O nosso Governo tem olhado com preocupaçã­o para as mulheres e meninas que se encontram no meio rural, porque não acompanham as dinâmicas sociais no mesmo ritmo que as do meio urbano”, esclareceu.

Segundo Ana do Sacramento Neto, o país está comprometi­do com a prevenção, promoção e protecção dos Direitos Humanos, sobretudo dos grupos mais vulnerávei­s da população no qual se i nserem a s mulheres , estando permanente­mente a ensaiar novas modalidade­s de actuação, para uma integração participat­iva de toda a sociedade no processo de desenvolvi­mento.

Reafirmou que a promoção e protecção dos Direi t os Humanos das mulheres e da igualdade de género tem sido desenvolvi­da em estreita parceria e colaboraçã­o com a sociedade civil, nomeadamen­te i grejas e Organizaçõ­es Não-governamen­tais.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Ana do Sacramento Neto trabalha em Nova Iorque
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Ana do Sacramento Neto trabalha em Nova Iorque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola