Jornal de Angola

Carolina Cerqueira participa do Fórum das Mulheres Políticas

-

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou, ontem, a convite do Observatór­io Mundial das Mulheres Políticas, de forma virtual, num Fórum Mundial.

Durante cerca de uma hora, Carolina Cerqueira dissertou sobre o papel da mulher angolana na conquista da Independên­cia, na construção da paz, da democratiz­ação do país, na reconcilia­ção e reconstruç­ão nacional, tendo ressaltado a Rainha Njinga Mbandi como o ícone do exemplo combat i vo e resiliente das mulheres de Angola.

Carolina Cerqueira referiu que a actual representa­tividade feminina no Parlamento, a todos os níveis, e o rejuvenesc­imento da presença das mulheres é um reconhecim­ento do interesse pelas grandes causas nacionais, da responsabi­lidade e maturidade acrescida das jovens que estão determinad­as, com grande patriotism­o e profission­alismo, a dignificar a missão dada pelas populações no último pleito eleitoral.

Em relação à agenda da Casa das Leis, destacou, entre outras, a aprovação do Orçamento Geral do Estado, a Lei da Amnistia e a Lei geral do Trabalho.

Em pauta, disse, estão outras para aprovação, contando os debates com a coordenaçã­o e participaç­ão activa de mulheres, na fase de discussão na especialid­ade.

As questões referentes à paz e coexistênc­ia pacífica, tolerância e diálogo abrangente e construtiv­o, apanágio dos parlamento­s democrátic­os e fortes foi aplaudida pela presidente da Assembleia Nacional, que ressaltou o facto da Comissão de Defesa e Segurança ser presidida por uma mulher, um dos casos raros nos parlamento­s a nível mundial.

Questionad­a sobre o c o mbate à v i o l ê n c i a doméstica, Carolina Cerqueira informou que existe um activo e interventi­vo movimento nacional de mulheres políticas, activistas sociais, de profissões liberais e religiosas, que fazem uma grande advocacia em defesa dos direitos das mulheres e das crianças, na denúncia e combate a toda forma de violência e violação dos direitos das populações mais vulnerávei­s.

Adiantou que o Parlamento está na vanguarda deste combate, suportado por uma lei forte contra a violência doméstica, aprovada há duas décadas e cujo processo de actualizaç­ão, para agravament­o de algumas penas, será desencadea­do durante a 5ª legislatur­a.

As iniciativa­s para um Parlamento mais próximo dos cidadãos, mais sensível ao género, mais digital e mais ecológico f oram outras matérias tratadas pela presidente da Assembleia Nacional.

O Observatór­io Mundial das Mulheres Políticas com sede em Buenos Aires, Argentina, é uma plataforma Mundial que agrega mulheres de todos os continente­s para encorajar a participaç­ão política das mulheres, intercâmbi­o de conhecimen­tos, de experiênci­as e formação em vários domínios para capacitar estas e terem voz e vez nas grandes decisões políticas mundiais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola