Jornal de Angola

Lourenço Diogo Neto sepultado no Alto das Cruzes

-

Os restos mortais do tenentegen­eral na reforma Lourenço Diogo Contreiras Neto, falecido a 7 deste mês, vítima de doença, repousam, desde ontem, no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

Num ambiente de dor e consternaç­ão, familiares, amigos, colegas, bem como representa­ntes de Ministério­s fizeram homenagens ao tenente-general por meio da entoação do Hino Nacional, mensagem, elogios fúnebres e deposição de flores junto da urna onde estavam os restos mortais.

De acordo com uma nota informativ­a do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria a que o Jornaldean­gola teve acesso, o malogrado tenente-general foi um nacionalis­ta que muito cedo abraçou a luta na clandestin­idade e posteriorm­ente no movimento guerrilhei­ro liderado pelo MPLA, onde participou na conquista e preservaçã­o da Independên­cia Nacional e da integridad­e territoria­l.

De acordo com a nota, Lourenço Diogo Contreiras Neto abraçou também os desafios da Unidade e Reconcilia­ção Nacional e pelo normal funcioname­nto das instituiçõ­es democrátic­as, em que exerceu vários cargos no aparelho governamen­tal.

Dentre os vários cargos exercidos, destacam-se o de vice-ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos de Guerra, deputado da Assembleia Nacional e administra­dor não-executivo do Conselho de Admini s t r a ç ã o d a Empresa Nacional de Gestão de Aeroportos (ENANA).

Natural da localidade de Calumbunze, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, Lourenço Diogo Contreiras Neto, histórico militante, ingressou no MPLA em 1957, integrando as forças guerrilhei­ras que participar­am activament­e no processo da Luta Armada de Libertação Nacional.

Pela sua participaç­ão no processo, foi preso pelas autoridade­s coloniais, colocado na Cadeia de São Pedro da Barra, em Luanda, sendo posteriorm­ente transferid­o para o Campo do Missombo, no Cuando Cubango (1962), e para o Campo Prisional de São Nicolau (1966).

Tenente- g e neral n a reforma, o malogrado exerceu o cargo de vice-ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, no período de 2000 a 2008, depois de ter sido chefe de Departamen­to e de director de Recursos Humanos na empresa Sonangol, em 1991.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola