Jornal de Angola

Campanha beneficia 60 mil munícipes

- Pedro Bica

A IV edição da campanha “Saúde à Porta de Casa”, criada para atender as comunidade­s vulnerávei­s de Luanda, permitiu atender, desde o mês de Fevereiro, 60 mil munícipes residentes na capital.

A informação foi prestada à imprensa pelo director provincial da Saúde, Manuel Duarte Varela, para quem o projecto é essencial, especialme­nte por permitir levar os serviços sanitários às zonas considerad­as mais críticas. Ao longo do projecto, adiantou, foi possível sensibiliz­ar um número elevado de munícipes, para participar­em na campanha.

A campanha, informou, é suportada pelo Governo Provincial de Luanda, as administra­ções municipais e a Polícia Nacional.

Em relação aos custos da campanha, Manuel Duarte Varela considerou prematuro falar do assunto. “É uma iniciativa inserida nas actividade­s diárias da Saúde Pública”.

Áreas deactuação

Entre as principais áreas de actuação do projecto, o director provincial da Saúde destacou o município do Kilamba Kiaxi, onde atenderam entre 8 a 10 mil pessoas, nas áreas de Clínica Geral e Pediatria, assim como vacinaram crianças e adultos contra Covid-19.

A campanha, revelou, incuiu rastreios de casos de má nutrição, HIV, tratamento­s de malária e aulas sobre saúde.

Durante a campanha, os 400 profission­ais de Saúde mobilizado­s cobriram os bairros do Bangawé, Malanjino, Golfe 1, Rasta, Ilha dos Imbondeiro­s e Pia Marta, considerad­os os mais críticos.

A zona do mercado do ex-correios e a sede municipal do Kilamba Kiaxi, também foram alvos da campanha, que vai percorrer todos os municípios de Luanda.

O projecto, de periodicid­ade semanal, já foi realizado nos municípios de Cacuaco, Viana, Luanda e Kilamba Kiaxi, localidade­s onde vai continuar durante todo o ano. A próxima edição, disse Manuel Duarte Varela acontece no município de Talatona.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Projecto tem sido um ganho para as comunidade­s da capital
EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto tem sido um ganho para as comunidade­s da capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola