Jornal de Angola

Primeira fase das obras concluída em Dezembro

- André Brandão | Ndalatando

As obras da primeira fase da Centralida­de de Ndalatando, capital da província do Cuanza-norte, com 14 edifícios para 212 apartament­os e 12 lojas, ficam concluídas em Dezembro do corrente ano.

A garantia foi dada, quintafeir­a, pelo director de produção da construtor­a Jonce, encarregue pelas obras.

Carlos Ribeiro, que falava no final da visita de trabalho do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, acrescento­u que os trabalhos estão na ordem dos 40 por cento.

Segundo o empreiteir­o, em termos estruturai­s está tudo concluído e decorrem os acabamento­s das instalaçõe­s eléctricas, da canalizaçã­o de água e revestimen­tos gerais.

O r e p r e s e nt a nt e d a empresa Tecproeng, que fiscaliza os trabalhos, disse que a execução financeira da obra é de 20,33 por cento, que correspond­em cerca de 12 mil milhões kwanzas, contra os seis mil milhões acordados no i nício da empreitada, um acréscimo feito em função da subida do material de construção.

Tiago Nhanga lembrou que a adjudicaçã­o da edificação dos 212 apartament­os aconteceu em 2017, mas os trabalhos arrancaram apenas em 2018, seguindo-se uma paragem de dois anos, devido ao desequilíb­rio financeiro mundial, agravado com a Covid-19.

A Centralida­de de Ndalatando está a ser construída no perímetro do Quilombo (periferia da cidade de Ndalatando), com edifícios de t rês andares cada, num espaço de seis hectares.

O director de Gestão Fundiária e Habitação do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Amílcar Lutucuta, disse que, além dos 212 apartament­os, prevê-se a construção de uma nova centralida­de em Ndalatando, com mais de 2000 fogos habitacion­ais.

Sem avançar a data do início das obras, acrescento­u que está a ser concluída a parte administra­tiva, para dar-se início à edificação da nova centralida­de. “Temos já dois lugares previstos e estamos a avaliar onde serão erguidas as infra-estruturas de águas pluviais, residuais e potável e de fornecimen­to de energia”, explicou.

Na sua visita de trabalho à cidade de Ndalatando, o ministro Carlos Alberto dos Santos constatou, de igual modo, o andamento da edificação das 450 residência­s do projecto habitacion­al do Quilómetro 11, nos arredores da cidade, que contará, também, com um posto policial, escola primária, infantário, igreja, posto de saúde, bombeiros, área comercial e espaços de recreação e lazer.

O projecto, que conta com mais de 100 casas em construção, possui 12 residência­s-modelo já concluídas, de diferentes tipologias, algumas delas já habitadas.

 ?? NILO MATEUS | NDALATANDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Carlos Alberto dos Santos e técnicos visitaram as obras
NILO MATEUS | NDALATANDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Carlos Alberto dos Santos e técnicos visitaram as obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola