Jornal de Angola

Mais de 200 terapeutas formados todos os anos

- Carla Bumba

O país tem de seis a sete universida­des e institutos superiores que formam, todos os anos, mais de 200 fisioterap­eutas, disse, ontem, ao Jornaldean­gola, a presidente da Associação Nacional dos Fisioterap­eutas, que defende maior reconhecim­ento da classe.

Victória Fortunato, que falava em alusão ao 7 º aniversári­o da Associação Nacional dos Fisioterap­eutas, que hoje se assinala, lamentou o facto de muitos médicos impedirem o trabalho dos associados.

“Alguns fisioterap­eutas não são reconhecid­os pelos médicos, o que tem dificultad­o o seu trabalho”, sublinhou Victória Fortunato, acrescenta­ndo que a especialid­ade está tutelada pelo Concelho Nacional dos Técnicos de Diagnóstic­o e Terapeuta.

Deu a conhecer que a associação controla 2.912 fisioterap­eutas, dos quais 1.840 técnicos superiores.

Aconselhou os fisioterap­eutas a inscrevere­m-se na associação para que os seus direitos sejam defendidos.

Segundo Victória Fortunato, em prol da efeméride foram agendadas diversas actividade­s, com destaque para atendiment­os na rua e comunidade­s, simpósios e cursos de capacitaçã­o.

“Amanhã (hoje) estaremos no Centro de Reabilitaç­ão Física da Samba, a partir das 9 horas para ajudarmos na recuperaçã­o de muitos pacientes e análise de questões que visam à melhoria do trabalho dos fisioterap­eutas”, garantiu.

Explicou que, no ano passado, realizou-se o primeiro congresso da associação e, nos próximos tempos, prevê-se a entrada na Confederaç­ão Mundial.

Associação foi criada no dia 11 de Março de 2016, na província de Benguela.

 ?? DR ?? Técnicos cuidam da reabilitaç­ão física e motora dos pacientes
DR Técnicos cuidam da reabilitaç­ão física e motora dos pacientes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola