Jornal de Angola

Centro de Apoio à Pesca Artesanal vai assistir operadores da zona Sul

Governador provincial de Benguela, Luís Nunes, realçou, durante uma visita de trabalho, a importânci­a da unidade na cadeia de conservaçã­o do pescado e distribuiç­ão para o mercado nacional

- Sampaio Júnior no Lobito

de Pesca Artesanal na comuna do Egipto Praia, município do Lobito, empreendim­ento económico construído no âmbito do programa de combate à fome, começa a funcionar ainda no segundo trimestre de 2023, revelou o director provincial da agricultur­a , José Gomes.

“Temos orientaçõe­s do governador Luis Nunes, de encontrar um grupo de trabalho, altura dos desafios em pôr a máquina a funcionar. Vai terminar o período de inoperacti­vidade ”, disse responsave­l.

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, visitou, quinta-feira, o Centro de Apoio à Pesca Artesanal e deixou orientaçõe­s para

que a unidade de conservaçã­o e tratamento de pescado entre em actividade para utilização dos equipament­os de ponta instalados a evitar que os mesmos se estraguem e cumpram com o serviço em benefício das comunidade­s ribeirinha­s, avancem progressiv­amente para a conquista dos mais exigentes mercados de pescado quer nacional e internacio­nal.

O empreendim­ento foi erguido e inaugurado em 2020 com metas em apoiar os pescadores artesanais da costa Norte do Lobito e pode ser extensivo a outras cooperativ­as de Benguela e Baía Farta ou Cuanza-sul.

Cooperativ­ismo é trabalhar em conjunto, pois que as cooperativ­as dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais, o objectivo é sempre se juntar em torno de um bem comum, disse o director.

Erguido num espaço de mil e 242 metros quadrados e orçado por um montante avaliado em dois milhões e quatrocent­os e oitenta mil dólares norte-americanos (2 480 000 dólares), o mesmo comporta múltiplos serviços e instalaçõe­s, como uma ponte-cais, uma bomba de combustíve­l contentori­zada, bem como uma sala de processame­nto, tratamento e cons ervação do pescado e t a r i mba ( e s t r ut ura de madeira e rede usada para a secagem do peixe).

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador da província de Benguela (no centro), dando orientaçõe­s para o funcioname­nto em breve da infra-estrutura
EDIÇÕES NOVEMBRO Governador da província de Benguela (no centro), dando orientaçõe­s para o funcioname­nto em breve da infra-estrutura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola