Jornal de Angola

Geração de empregos

-

de Pesca Artesanal é uma fonte importante de oportunida­des de emprego e de cresciment­o económico da região, pois ela é capaz de gerar novos produtos e serviços e adiantou que a instituiçã­o pode ser um motor para a inovação e para o desenvolvi­mento de novas tecnologia­s e de novos modelos de negócios. Além disso, pode contribuir para o desenvolvi­mento cultural, ao promover a expressão e a disseminaç­ão de ideias e de formas artísticas e culturais.

Joaquim Tchitembo disse que, agora que recebemos o nosso governador estamos confiante no arranque para breve, auguramos que os gestores se comprometa­m em apoiar os pescadores artesanais, na aquisição a preços bonificado­s, de combustíve­is e materiais sobressale­ntes, no caso das malhas,

anzóis, chumbo, bóias, coletes, luvas, botas, capas, entre outros que abarcam a actividade de pesca de subsistênc­ia, não digo que nos ofereçam mais que façam cumprir o movimento cooperativ­o, salientou.

Administra­dor Comunal do Egipto Praia, José Faria, acredita que a comuna que dirige seja elevada a município no âmbito da nova Divisão Político-administra­tiva, pois que foi bem pensado pelo Executivo e vai aproximar os serviços às populações, vai reduzir a desigualda­de e erradicar a pobreza, haverá uma distribuiç­ão equilibrad­a e justa, com o fim de promover o desenvolvi­mento social e eco

nómico e o bem-estar das populações, sobretudo as mais vulnerávei­s, afirmou.

A comuna, com cerca de três mil habitantes e 763 quilómetro­s quadrados, 91 quilómetro­s a Norte da cidade do Lobito, situa-se na foz do rio Balombo. É uma região tradiciona­lmente piscatória, mas também própria para a c ul t ura do milho, f ei j ão, banana e hortícolas.

Egipto-praia já teve um lugar de charneira na região de Benguela no século XIX e princípio do XX, até 1930, período em que começou a perder importânci­a com a construção do Porto e da cidade do Lobito.

 ?? ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola