Jornal de Angola

Apoio à pesca artesanal

-

Projectado para o apoio à pesca artesanal, com meios de congelação, possui uma fábrica de gelo, o Centro está equipado com um sistema de tratamento de águas residuais para a protecção do ambiente, com a capacidade de armazename­nto de 5 toneladas por dia e um tanque de combustíve­l com a capacidade de 25 litros de gasolina e 15 de gasóleo.

Foi, igualmente, construído no local, um túnel de congelação com a capacidade de 10 toneladas, uma câmara frigorífic­a para sete toneladas, para além de aguardar pela instalação de dois geradores de 100 kv cada e dois painéis solares de 250 kv cada, ainda no decurso deste ano ou princípio do primeiro trimestre de 2023.

O Ministério das Pescas e o Governo de Benguela adquiriram os meios em falta que serão entregues aos jovens pescadores organizado­s para dinamizar a operaciona­lidade dos meios, frisou José Gomes.

"Todos os pescadores existentes na orla marítima do Lobito, podem fazer uso destes serviços, para que o pesc a d o ganhe maior v a l o r comercial, apenas devem c u mprir c o m a s n o r mas impostas pela entidade gestora do Centro”, afirmou o director.

Na orla marítima do Lobito existem mais de 100 embarcaçõe­s particular­es, estes pescadores podem fazer uso deste importante instrument­o construído pelo Executivo que pensou neles, com condições sanitárias recomendáv­eis, deixarem de fazer descarga na praia criando outros danos ao ambiente, como é caso do Lobito Velho, Compão exemplific­ou

José Amós, jovem pescador de 24 anos, reconhece o interesse do Governo em ver melhorada a situação dos pescadores e armadores nesta parcela do país. “É um empreendim­ento que custou muito dinheiro para as contas do Estado. Agora notamos uma luz no fundo do túnel, com a vida do governador aqui ", sublinhou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Captura de pescado vai aumentar no mercado nacional
EDIÇÕES NOVEMBRO Captura de pescado vai aumentar no mercado nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola