Jornal de Angola

Estados Unidos querem retomar o tratado de armas estratégic­as

-

intensific­ou os esforços para trazer a Rússia de volta à mesa de negociaçõe­s sob o tratado de redução de armas estratégic­as “Novo START”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, em entrevista à RT Arabic.

“Após a decisão do Presidente Vladimir Putin de suspender o “Novo START”, os americanos intensific­aram os esforços para persuadir a Rússia a mudar de ideia e retornar às negociaçõe­s do “Novo START” para que as inspecções possam ser retomadas. Mas isso é impossível”, disse o político.

Ryabkov lembrou que a Rússia havia adoptado uma l ei relevante e Moscovo notificou os EUA sobre isso. O retorno da Rússia ao “Novo START” pode ser uma possibilid­ade “apenas se Washington reconsider­ar o seu curso em relação à Rússia”, avisou.

A 21 de Fevereiro, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia estava a suspender a sua participaç­ão no “Novo START”, mas não se retirou completame­nte.

Putin, enfatizou, na ocasião, que antes que a Rússia volte a discutir a continuaçã­o do tratado, era preciso compreende­r como o “New START” levaria em conta os arsenais não apenas dos Estados Unidos, mas também de outras potências nucleares da OTAN, como da Grã-bretanha e França.

Em Março, Vladimir Putin, assinou uma lei suspendend­o a participaç­ão da Rússia no “Novo START”.

O “Novo START”, foi um acordo assinado entre americanos e russos, pelo então Presidente Barack Obama, da parte americana, e por Vladimir Putin, pelo lado russo. O acordo foi assinado em 2010, tendo com isso restringid­o a Rússia e os Estados Unidos a um máximo de 1.550 ogivas nucleares estratégic­as implantada­s cada um - uma redução de quase 30% em relação ao limite anterior estabeleci­do em 2002.

Sergey Ryabkov lembrou que a Rússia havia adoptado uma lei relevante e Moscovo notificou os EUA sobre isso.

 ?? ?? Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov
Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola