Jornal de Angola

T-rex canta temas de “Cor d’água” em concerto no Coliseu do Porto

- Roque Silva

O Coliseu do Porto, em Portugal, terá, hoje, como anfitrião o músico angolano Toy Toy “TRex”, em concerto de apresentaç­ão do seu primeiro álbum de originais “Cor d’ Água”, publicado no ano transacto.

O espectácul­o é o segundo da agenda do artista, visando promover os temas do disco, depois da apresentaç­ão oficial, a 4 de Fevereiro, no Coliseu de Lisboa, com lotação esgotada.

No concerto, em que a performanc­e terá o suporte de uma banda musical, T-rex vai interpreta­r cerca de 20 temas, alguns que compõem o álbum e de outros projectos. É um convite ao público para uma viagem aos géneros de rhythm e blue, afro swing, rap (trap e drill), com os quais o músico se identifica e juntou a sua voz para conquistar a legião gigantesca de fãs que tem espalhado por Portugal, Angola, Moçambique e Brasil.

Esse reconhecim­ento do público reflecte-se, desde logo, na adesão incansável do público ao longo do tempo aos seus projectos, tendo sido destacado pela plataforma streaming Spotify, em 2022, como artista mais ouvido em Angola e IV mais ouvido pelos portuguese­s. O facto fez dele o músico com a actuação da MTV Push mais vista, o que lhe valeu, ainda, uma nomeação para o prémio MTV Best Portuguese Act.

T-rex é uma das mais fortes revelações da música feita por jovens artistas residentes em Portugal. Pseudónimo de Daniel Benjamim, Toy Toy “TRex”, é compositor, músico e produtor de origem angolana. O seu nome é várias vezes referencia­do por portais sobre música e shows, como um dos 100 artistas internacio­nais cujos concertos constam entre os mais aguardados este ano em Portugal. O promissor artista é, actualment­e, um dos mais consumidos pelos amantes da música moderna da CPLP em terras lusas. Juntou-se recentemen­te à multinacio­nal norteameri­cana Virgin Records, ao que se tornou o primeiro artista da Universal Music Portugal a assinar pela importante editora. O músico é autor dos Ep “Chá de Camomila”, “Gota D’espaço” e “Castanho”.

Sem qualquer disco editado, tornou-se uma presença regular nos palcos dos grandes festivais de música de verão, como Super Bock Super Rock, NOS Alive, Sumol Summer Fest, Sol da Caparica, sem esquecer do Unitel Festa da Música, no país em que partilha raízes.

Agenda recheada

O espectácul­o é o segundo da agenda do artista, visando promover os temas do disco, depois da apresentaç­ão oficial, a 4 de Fevereiro, no Coliseu de Lisboa, com lotação esgotada

O músico radicado em terras lusas ainda não disponibil­izou a sua agenda referente ao mês de Abril, mas tem confirmada presença em vários festivais para o presente ano.

No dia 21 de Maio, o músico integra a lista atracções da tradiciona­l Queima das Fitas de Coimbra, no dia 6 de Julho, no festival Rolling Loud Portugal, dia 9, no Fusion Afro Festival, na Suíça, e no dia 21, no Summer Opening, na Madeira. No primeiro, fará parte de um cartaz recheado de músicos norteameri­canos, como Travis Scott, Playboi Carti, Meek Mill, Gucci Mane, Joey Badass, Kodak Black.

No Fusion Afro Festival, celebração da cultura e diversidad­e afrodescen­dente e que tem como objecti v o c r i a r um momento de partilha da riqueza musical do continente, estão ainda confirmado­s Dj Djeff e Wet Bad Gang, enquanto no Sammer Opening também participa a angolana Pongo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola