Jornal de Angola

Aissa Sy trabalha hoje no Arena do Kilamba

Inspectora da Confederaç­ão Africana lidera um grupo de trabalho para avaliar as condições de alojamento

- Teresa Luís

delegada da Conf e deração Africana de Andebol (CAHB), inspeccion­a hoje, às 10h00, o Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, palco do Torneio Pré-olímpico sénior feminino, que Luanda acolhe no mês de Outubro.

O grupo de avanço da Fe d e r a ç ã o Angolana (FAAND) concentra-se no local meia hora antes, ou seja, às 9h30. O Multiusos do Kilamba será igualmente opção para treinos. Após a observação daquele recinto, a representa­nte da Confederaç­ão segue para o Compl exo Dream S pace. A infra-estrutura localizada na zona do Kikuxi vai servir para os treinos.

Ainda hoje, às 11h30, Aissa Sy visita algumas unidades hoteleiras. O Hotel de Convenções de Talatona é a opção para acolher os membros da Comissão Executiva da CAHB e o secretaria­do. No Palmeiras e Béu Mar podem ficar hospedados o secretaria­do e a arbitragem, enquanto o Victória Garden e Dream Space são as alternativ­as para alojar as quatro selecções.

Amanhã, último dia de trabalho, a delegada da CAHB visita, às 10h00, o Hospital Geral de Luanda, na Camama. A seguir, a delegação ruma para à Clínica Sagrada Esperança e ao Hospital de Doen

ças Cardiopulm­onares, no Palanca.

Aissa Sy vai trabalhar com outro delegado da CAHB, o angolano Luís Plácido. António da Luz e João Alfredo representa­m o Ministério da Juventude e Desportos. Domingos Nascimento, Francisco Nascimento e Onédio Silva são o s “o l h o s ” da FAAND durante a inspecção.

Segundo o vice-presidente da Federação, Doming o s Na s c i mento, a s condições estão criadas com vista a uma inspecção sem sobressalt­os. Ontem, após o desembarqu­e, a inspectora visitou de forma breve a sede do órgão reitor da modalidade, na Cidadela.

“Aissa Sy chegou bem. De modo a facilitar a mobilidade de ambas as partes está alojada em uma unidade próxima à Cidadela, com as condições exigidas pela Confederaç­ão. Na breve conversa, deu para perceber a disposição em cumprir o programa de trabalho previament­e partilhado. Já afinámos o plano e tudo está validado. Começámos na Arena por ser o principal foco da actividade e, depois, vamos aos outros recintos”, explicou.

A principal preocupaçã­o, segundo Domingos Nascimento, era o Multiusos do Kilamba, mas as obras realizadas antes da última janela

de qualificaç­ão ao Campeonato do Mundo de basquetebo­l sénior masculino deixaram os membros da FAAND mais confiantes.

“Tínhamos receio, mas está superado. No capítulo hoteleiro, temos as condições para alojar as equipas e os membros da CAHB. Somos obrigados a mostrar uma série de unidades hoteleiras e recintos desportivo­s. Após a visita, a Confederaç­ão define os locais e vamos negociar”, sublinhou.

Após a inspecção, Aissa Sy produz um relatório, no qual aborda todas as questões observadas e faz as devidas recomendaç­ões. A FAAND, por sua vez, terá um período para corrigir as anomalias detectadas.

Angola, Camarões, Congo e Senegal são as selecções que, em Outubro, disputam a vaga africana para os Jogos Olímpicos de Paris’2024. Às ordens de Vivaldo Eduardo, as campeãs africanas ambicionam marcar presença na maior montra desportiva.

De modo a alcançar o objectivo, as Pérolas voltam a trabalhar concentrad­as e m Abr i l , n a s e g unda semana da Federação Internacio­nal (IHF), desta feita na província do Namibe. Na região l i toral, além das seniores, as juniores também i ntegram o grupo. Angola já albergou o PréOlímpic­o em 2003 e 2015.

 ?? DR ?? Enviada da CAHB (à direita) vai trabalhar com os representa­ntes angolanos durante três dias
DR Enviada da CAHB (à direita) vai trabalhar com os representa­ntes angolanos durante três dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola