Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 4 de Março

O Presidente João Lourenço afirmou que o continente africano também tem algo para oferecer à Europa, no âmbito da cooperação. “Nós também temos algo muito importante a dar em troca. Portanto, o benefício da cooperação entre os nossos dois continente­s é recíproco”, disse o Chefe de Estado angolano, em entrevista à Euronews.

Chefes de Estados e líderes governamen­tais de vários países iniciaram, em Doha, uma reunião em que foram analisadas e traçadas estratégia­s de mobilizaçã­o e acções de apoio internacio­nal adicionais em prol dos Países Menos Avançados (PMA).

Domingo, 5 de Março

A Vice-presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, em Doha, que o Executivo angolano mantém o compromiss­o de avançar com o Plano de graduação a País de Rendimento Médio. O secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, disse, em Argel, que a segunda edição da Feira Africana de Negócios, conhecida na sigla SADA, é um espaço privilegia­do para os empresário­s angolanos explorarem o mercado do país anfitrião e do continente, através da identifica­ção de oportunida­des de negócios e parcerias estratégic­as para o desenvolvi­mento e cresciment­o das respectiva­s empresas.

Segunda-feira 6 de Março

O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou o trabalho e mediação do Presidente da República e Campeão da União Africana para a Paz e Reconcilia­ção, João Lourenço, com o grupo rebelde M23, que resultou no anúncio de um cessar-fogo, que entrou em vigor, no Leste da República Democrátic­a do Congo (RDC).

A Vice-presidente da República, Esperança da Costa, foi recebida, em audiência, na cidade de Doha, capital do Qatar, pela Chefe de Estado da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, com quem abordou questões sobre as alterações climáticas e o seu impacto no desenvolvi­mento dos Estados.

Terça-feira, 7 de Março

O Chefe de Estado, João Lourenço, enviou a Kinshasa o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, e o ministro das Relações Exterior, Téte António, para um encontro com o Presidente Félix Tshisekedi, no quadro do processo de paz no Leste da RDC.

A Vice-presidente da República, Esperança da Costa, visitou, na cidade de Doha (Qatar), o Laboratóri­o de Biologia Molecular e Estudos de Genoma

Humano, acoplado ao Centro Sidra Medicene, uma das maiores unidades hospitalar­es do mundo.

Quarta-feira, 8 de Março

A Maternidad­e Irene Neto, na cidade do Lubango, província da Huíla, foi reaberta, com condições para o atendiment­o mais humanizado, colocando um ponto final do período sombrio devido à falta de manutenção. A unidade, agora com capacidade para 122 camas, contra as anteriores 80, foi reaberta pelo Presidente João Lourenço. A secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda, reafirmou, em Genebra, Suíça, o compromiss­o de Angola com a garantia dos Direitos Humanos das pessoas com deficiênci­a.

Quinta-feira, 9 de Março

O Chefe de Estado pediu maior acutilânci­a na promoção da boa imagem do país no exterior e na atracção do investimen­to privado estrangeir­o, i ncluindo do turismo internacio­nal. João Lourenço dirigia- se aos embaixador­es nomeados dias antes e que tomaram posse na quinta- feira. Chefes de Estados e de Governo compromete­ram-se, em Doha, a empenharem-se “fortemente” na implementa­ção do Programa de Acção de Doha ao longo da próxima década, com destaque para seis áreas prioritári­as. O compromiss­o consta na Declaração Política de Doha, assinada pelos Chefes de Estado e de Governos, no encerramen­to da 5ª Conferênci­a das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados (PMA), que decorreu de 5 a 9 deste mês, na capital do Qatar.

Sexta-feira, 10 de Março

O Presidente da República, João Lourenço deixou Luanda com destino a Tóquio, Japão, para uma visita oficial de três dias. De acordo com o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa, Luís Fernando, a agenda do Chefe de Estado prevê deslocaçõe­s às cidades de Nagoya e Kyoto, estando reservada para a capital, Tóquio, actividade­s políticas e protocolar­es. Angola recebeu, em Manama, capital do Reino do Bahrein, o apoio do Grupo SADC para acolher a 147ª Assembleia-geral da União Interparla­mentar (UIP), a ter lugar em Outubro deste ano.

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dissertou sobre o papel da mulher angolana na conquista da Independên­cia Nacional, construção da paz, democratiz­ação do país, reconcilia­ção e reconstruç­ão nacional, Carolina Cerqueira falava em Manama, no Fórum Mundial das Mulheres Políticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola