Jornal de Angola

Plano de Acção Comum da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) mobiliza todos os Estados membros

-

A Comunidade

dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai elaborar, disse a ministra, um plano de acção comum para incentivar a troca de experiênci­as em matéria de promoção da igualdaded­egéneroe decombate à violência contra as mulheres.

A informação foi avançada durante uma reunião da CPLP, em Lisboa, Portugal, que falou sobre a inclusão das mulheres nos sectores da inovação, ciência e tecnologia. A reunião, esclareceu, serviu para analisar, ainda, um ponto em comum entre os países sobre os constrangi­mentos aos quais as mulheres estão sujeitas.

“A nível da CPLP elaboramos um plano de acção para possibilit­ar a troca de experiênci­as entre os países, no qual os mais avançados vão ajudar os demais em matérias de promoção de igualdade de género”, sublinhou.

Ana Paula do Sacramento Neto referiu que a violação nas mulheres ainda é um factor impeditivo ao seu progresso, “por isso, Angola, a nível da CPLP, tem trabalhado para dar continuida­de aos projectos ligados ao desenvolvi­mento das mulheres”.

Perfil da organizaçã­o

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, e é constituíd­a por nove Estados-membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-leste). Todos têm o português como língua oficial.

Compreende uma área muito vasta do globo terrestre ocupada pelos nove Estadosmem­bros da CPLP. São 10 742 000 quilómetro­s quadrados de terras, 7,2 por cento da terra do planeta (148 939 063 km2), espalhadas por quatro continente­s – Europa, América, África e Ásia.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola