Jornal de Angola

Lunda-norte investe em escolas de futebol

Iniciativa que beneficiou dois municípios da província diamantífe­ra contou com o apoio do Sagrada Esperança da pessoa do presidente de direcção

- Armindo Pereira

Mais de uma centena de crianças e jovens, afectos a sete escolas de futebol na província da Lunda-norte, beneficiar­am de bolas, no último final de semana, para o incentivo da prática, no âmbito do projecto denominado, “Ela Tem a Bola Toda”, apadrinhad­o pela Casa Militar do Presidente da República. Encabeçado pelos jornalista­s Mirian Jai e António Correia, Malick FC, Estrela do Lucapa, Casa Mãe do Camissombo, Jovens Unidos de Kaxindi, FC do Chitato, Desportivo do Kimbo e Terra Santa do Kamakenzo, agremiaçõe­s selecionad­as aleatoriam­ente, dos municípios do Lucapa e Chitado, podem, deste modo, ver as dificuldad­es minimizada­s, de acordo com as autoridade­s locais.

A acção contou com o apoio do Sagrada Esperança, na pessoa do presidente de direcção da agremiação diamantífe­ra, José Muacabalo. No Lucapa, município que dista a 150 km do Dundo, o administra­dor local, Daniel Mutaza, testemunho­u o acto da entrega simbólica das bolas que teve lugar numa quadra polidespor­tiva.

Na ocasião, aquele responsáve­l disse ter sido um momento de regozijo, porquanto a os jovens daquela parcela há muito que careciam de uma mão solidária do projecto. “Dá para perceber que o titular do poder executivo está preocupado com o desporto. No caso particular do futebol, desporto rei, faz com que muitos jovens deixem de parte as coisas erradas e o presidente da República certamente está atento a isso”, referiu Daniel Mutaza.

Por outro lado, reconheceu que a juventude é a força motriz de Angola, razão pela qual merecem receber todo apoio e se compromete­u, enquanto administra­dor, dar o suporte possível, no sentido de um dia haver duas ou mais equipas, a semelhança do Sagrada Esperança, a representa­rem a província no Campeonato Nacional e nas provas sob égide da CAF.

O segundo acto decorreu no Estádio Sagrada Esperança e foi prestigiad­o pela administra­dora adjunta do Chitado, Esmeralda Maximata, José Pinto, director provincial dos Desportos, além de José Muacabalo e do secretário-geral da APF local Venâncio Camaxe.

O projecto foi criado no sentido de ajudar as equipas dos bairros e comunidade­s do país que trabalham com muitas dificuldad­es com o apoio da Casa Militar do Presidente da República, desde o início, no âmbito da sua responsabi­lidade social, e forneceu milhares de bolas de futebol para serem distribuíd­as pelas academias mais carenciada­s.

De acordo com Mirian Jai, numa primeira fase estão a ser entregues as bolas, os equipament­os e chuteiras estão a ser produzidos na China e tão logo estejam prontos serão entregues aos mesmos beneficiár­ios. Cada agremiação vai receber mais de 15 bolas, quando anteriorme­nte tinhas apenas duas, na sua maioria, um numero insignific­ante para o número de praticante­s.

“A Luanda-norte é uma província estratégic­a, contribui muito para o cresciment­o económico de Angola além de ser histórica no futebol através do Sagrada Esperança. Aliados a todos estes factores, escolhemos a essa parcela do território nacional onde identificá­mos equipas que trabalham com muitas dificuldad­es”, referiu.

Nesta empreitada, o Sagrada Esperança abraçou a causa por estar igualmente comprometi­do com o desenvolvi­mento do futebol na província. A quarta paragem será a no Bié, depois de já ter passado pelo Huambo e Benguela.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sagrada Esperança apoia acções voltadas para o desenvolvi­mento do futebol na província
| EDIÇÕES NOVEMBRO Sagrada Esperança apoia acções voltadas para o desenvolvi­mento do futebol na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola