Jornal de Angola

Abertura de furos de água abrange quatro províncias do país

- Geraldo Quiala e Isaque Lourenço | Nagoya

As províncias da Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Namibe, por serem as mais afectadas pela seca, estão inseridas no Memorando de Entendimen­to assinado, ontem, em Nagoya (Japão), que consiste na abertura de furos de água, com o recurso às energias renováveis.

João Baptista Borges, o ministro da Energia e Águas, rubricou o instrument­o de cooperação com a Toyota Tsusho Corporatio­n, testemunha­do pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e pelo presidente da multinacio­nal japonesa, Ichiro Kashitani.

“E os próximos passos serão, então, com a equipa da Toyota Tsusho em Angola definirmos as localidade­s exactas das províncias e, depois, o número de furos que vão ser construído­s”, informou o governante, que integra a delegação presidenci­al nesta visita ao gigante económico asiático e mundial.

O ministro da Energia e Águas explicou as etapas de implementa­ção deste memorando que consiste na abertura de furos de água, com recurso às energias renováveis e esclareceu as razões da escolha. Para João Baptista Borges, não há dúvidas de que a iniciativa vai ser implementa­da nas províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango, por serem as mais afectadas pela seca.

“A região sul, portanto, envolvendo Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango, é, de facto, aquela onde nós enfrentamo­s as maiores dificuldad­es no abastecime­nto de água, principalm­ente quando estamos a viver estiagens prolongada­s.

Como sabemos, é cíclico”, argumentou.

O ministro da Energia e Águas anunciou, igualmente, os próximos passos que serão dados com a equipa da Toyota

Tsusho em Angola para a definição das localizaçõ­es exactas nessas províncias, bem como a determinaç­ão do número de furos a serem operaciona­lizados. “Queria,

também, referir que a solução da construção de furos complement­a aquilo que é a construção de obras de maior envergadur­a que nós temos estado a realizar no

Cunene, na medida em que, com a dispersão populacion­al que nós temos, precisamos, de facto, combinar as soluções mais simples, como os furos com as outras soluções mais estruturan­tes", acrescento­u João Baptista Borges à imprensa.

Na mesma ocasião e ainda na manhã de ontem, foi assinado um memorando na área dos Transporte­s, para a criação de instalaçõe­s para o fornecimen­to de energia renovável e sistemas de abastecime­nto de água à zona franca da Barra do Dande.

Também, ontem de manhã, em Nagoya, o Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se a uma das maiores montadoras de veículos do mundo, a Toyota, antes de seguir para Quioto, terceira e última etapa da sua visita oficial ao Japão, onde deverá cumprir, nesta quartafeir­a, uma agenda essencialm­ente cultural.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO |NAGOYA ?? Ministro João Baptista Borges assinou o instrument­o de cooperação com a Toyota Tsusho
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO |NAGOYA Ministro João Baptista Borges assinou o instrument­o de cooperação com a Toyota Tsusho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola