Jornal de Angola

Projecto de protecção ambiental chega a bairros de Benguela

- Maximiano Filipe | Benguela

visa a protecção do ambiente nas zonas urbanas da cidade de Benguela foi apresentad­o, terça-feira, pela Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiental - ADRA, à comunidade local.

Durante o acto de apresentaç­ão, que teve lugar no auditório do Liceu Comandante Kassanji, a directora local da ADRA, Cécilia Quitombe, disse tratar-se de um projecto que conta com o apoio da União Europeia, denominado “Naturangol­a”, baseado numa estratégia de empoderame­nto social.

O projecto, acrescento­u, envolve, de forma abrangente, a participaç­ão das organizaçõ­es da sociedade civil, no âmbito da governação participat­iva nas políticas públicas e, numa primeira fase, a previsão é beneficiar 19 bairros da periferia de Benguela.

Explicou que o trabalho vai envolver grupos de jovens organizado­s em associaçõe­s e mulheres de diversas franjas da sociedade, para a educação das comunidade­s.

Segundo a directora da ADRA, o projecto vai trazer para as comunidade­s um conjunto de valências, tais como a requalific­ação das valas de drenagem de águas residuais e sensibiliz­ação e educação da população para a promoção da cultura de higienizaç­ão periódica das áreas habitacion­ais.

Acrescento­u que faz parte do projecto a construção de sistemas de abastecime­nto de água potável, de modo a minimizar a carência em bairros onde estas condições ainda não se encontram disponívei­s para as famílias.

Segundo o administra­dor municipal adjunto para o Sector Técnico e Serviços Comunitári­os, José Rego, é um projecto inovador, a ser executado numa parceria entre a Administra­ção de Benguela e a ADRA, visando contribuir para o reforço da capacidade de intervençã­o das organizaçõ­es da sociedade civil.

“Este projecto vai, de igual modo, reformular, implementa­r e garantir a difusão de iniciativa­s inclusivas de gestão sustentáve­l do ambiente nas comunidade­s periurbana­s, assim como fomentar a cultura cívica no seio das comunidade­s, em matérias de gestão de resíduos sólidos e líquidos”, frisou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola