Jornal de Angola

Escolas vão acolher pessoas com mobilidade reduzida

Governo de Luanda busca estratégia­s para adequar intervençõ­es técnicas e sociais à realidade de cada região da orvíncia

- Roque Silva | Quiçama

de Luanda está a levar a cabo um programa de redimensio­namento de alguns projectos inscritos no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios, a nível da Quiçama, com vista a se alcançar um melhor aproveitam­ento dos espaços.

Neste âmbito, segundo o governador Manuel Homem, que se encontra em visita ao município, desde segundafei­ra, vai ser feita a adaptação de algumas escolas e outros serviços públicos, no sentido de garantir maior acessibili­dade às pessoas com mobilidade reduzida.

Durante a visita, de dois dias, o governador foi informado de dívidas com os empreiteir­os, o que atrasa a execução das obras. Por isso, Manuel Homem exortou os técnicos dos diversos departamen­tos a trabalhare­m de forma articulada e a intervirem para o desbloquea­mento dos pendentes financeiro­s.

Neste momento, o município da Quiçama tem inscritos 20 projectos na carteira do PIIM, dos quais seis estão finalizado­s e 14 em execução, estes últimos cuja conclusão estão comprometi­das por questões de ordem financeira.

O director municipal do Gabinete de Estudos e Planeament­o (GEPE) da Quiçama, Édio Chinguvo, que fazia a apresentaç­ão síntese sobre a situação do PIIM na região, disse que os projectos registam, de uma forma geral, um grau de execução física e financeira acima dos 50 por cento, pelo que os empreiteir­os aguardam o pagamento para dar sequência às obras.

Os 12 projectos em construção, de acordo com Édio

Chinguvo, são para apostar nos sectores da Educação, Sáude e Cultura.

O director do GEPE explicou que alguns projectos aguardam a conclusão do pagamento desde 2019. Mas, deu a conhecer que as obras não estão paralisada­s, embora registem um ritmo de trabalho reduzido, por questões de ordem financeira.

Édio Chinguvo afirmou que o problema se prende com a morosidade da validação e atribuição das quotas financeira­s para o pagamento de facturas dos projectos, num montante de cerca de 400 milhões de kwanzas.

Deu a conhecer que existem projectos cujos empreiteir­os adiantaram o seu próprio dinheiro e que, actualment­e, aguardam por um equilíbrio financeiro, tendo realçado o facto de haver no bairro do Coxe, há sete quilómetro­s da vila sede, uma escola concluída, pelo facto de o empreiteir­o ter avançado. Neste caso particular, revelou que há uma dívida de 143 milhões de kwanzas.

Por isso, o director municipal avançou a necessidad­e de uma maior articulaçã­o e agilidade para que se consiga ultrapassa­r situações do género, por forma a ajudar, também, a manter o equilíbrio financeiro da empreiteir­a.

Dos 20 projectos inseridos no PIIM, dois, prestes a iniciar, pertencem ao sector da Educação e quatro ao da Saúde, enquanto Segurança e Ordem Pública, Rede Viária, Cultura e Infra-estruturas Administra­tivas beneficiam de cada um. Esses projectos, avançou o responsáve­l do GEPE da Quiçama, vão ser erguidos na vila da Muxima e nas comunas de Cabo Ledo, Kixinje, Demba-chio e Mumbondo.

 ?? DR ?? Durante uma visita de trabalho de dois dias ao município, Manuel Homem avaliou as obras em curso no âmbito do PIIM
DR Durante uma visita de trabalho de dois dias ao município, Manuel Homem avaliou as obras em curso no âmbito do PIIM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola