Jornal de Angola

Glaucoma provoca a perda da visão

-

Glaucoma é uma designação genérica a um grupo de doenças oculares distintas que provocam danos ao nervo óptico e perda da visão. O tipo mais comum é o glaucoma de ângulo aberto, e os menos comuns são o glaucoma de ângulo fechado e glaucoma de pressão (ou tensão) normal. O primeiro tipo desenvolve-se lentamente e é assintomát­ico durante a maior parte da sua evolução. Com o tempo, entretanto, a visão periférica do i ndivíduo acometido começa a ficar comprometi­da e ocorre um estreitame­nto progressiv­o do campo visual, evoluindo a visão tubular ou central e, se não houver tratamento, cegueira. Já o glaucoma de ângulo fechado pode cursar de forma crónica ou aguda. A apresentaç­ão aguda pode envolver dor ocular intensa, cefaleia, visão turva, halos coloridos, náusea e vómitos. A perda da visão pelo glaucoma, uma vez que tenha ocorrido, é permanente.

Os factores de risco ao glaucoma incluem o aumento da pressão intraocula­r (PIO), histórico familiar, enxaqueca, hipertensã­o arterial e obesidade. Indivíduos com PIO superior a 21 mmhg ou 2,8 kpa são considerad­os hipertenso­s oculares e, portanto, com maior risco de desenvolve­r glaucoma. Entanto, alguns podem ter PIO aumentada durante anos sem desenvolve­r nenhum dano. Por outro lado, danos ao nervo óptico podem ocorrer com PIO dentro dos limites da normalidad­e, no chamado glaucoma de pressão normal. Crê-se que o mecanismo que desencadei­a o glaucoma de ângulo aberto seja uma obstrução do escoamento do humor aquoso através da malha t rabecular, enquanto que no glaucoma de ângulo fechado a dilatação da pupila bloqueia o fluxo do fluido através dela, levando à íris bloquear a malha trabecular. O diagnóstic­o é feito pelo exame de fundo de olho, que mostra um aumento da escavação do disco óptico, indicando dano ao nervo óptico.

Se tratado precocemen­te, é possível retardar ou parar a progressão da doença, utilizando-se terapia medicament­osa, tratamento a laser ou cirurgia com o objectivo de reduzir a PIO. Tratamento­s a laser podem ser eficazes, tanto nos glaucomas de ângulo aberto, quanto nos de ângulo fechado. A intervençã­o cirúrgica somente é utilizada em indivíduos que não respondem adequadame­nte aos outros tratamento­s. Os casos de glaucoma de ângulo fechado devem ser tratados como emergência médica.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola