Jornal de Angola

Pérolas devem trabalhar em regime de concentraç­ão

Selecção participa no Torneio Pré-olimpico a decorrer em Luanda no período de 10 a 13 de Outubro e começa a preparar a empreitada em Setembro

- Teresa Luís

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol realiza em Setembro um estágio précompeti­tivo, em país a indicar, com vista à disputa do Torneio Pré-olímpico, a ter lugar em Luanda de 10 a 13 de Outubro, no Pavilhão Multiusos do Kilamba. A garantia foi dada pelo presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior “Maninho” em entrevista à Zimbo. Maninho sublinhou ainda ser uma questão de honra vencer o Torneio qualificat­ivo aos Jogos Olímpicos de Paris’2024.

“Vamos fazer um estágio, mas ainda não definimos o país. A meta é fazer bons jogos, com boas equipas, cujo nível de andebol seja alto. Para nós é uma honra vencer o Torneio e tudo faremos para ganhar”, assegurou. As campeãs africanas têm sido, há mais de 20 anos, as únicas representa­ntes de África na maior

montra desportiva. A primeira presença do “sete” nacional aconteceu em1996, em Atlanta (7º lugar), a seguir Sidney'2000 (9º posto), Atenas'2004 (a mesma prestação), Pequim' 2008 ( 12 º , último), Londres'2012 (10º lugar) e Rio'2016 (8º posto, melhor classifica­ção de sempre) e Tóquio’2020 (10ºlugar).

“Temos o a p o i o do governo, ainda estamos numa fase inicial. Em nossa casa é sempre uma vantagem, mas não significa vitória antecipada. Vamos criar uma Comissão Interminis­terial, de modo a ter uma boa organizaçã­o. Precisamos ainda lutar no Mundial para que mais equipas africanas possam estar nos Jogos”.

Relativame­nte ao desenvolvi­mento da modalidade no continente, José do Amaral Júnior defende que há cresciment­o, com destaque para as selecções do Senegal, Camarões e Congo. Há inclusive, acrescento­u o presidente,

jogadoras senegalesa­s nas selecções de França e a competirem no referido campeonato. “Por isso apresentam­os candidatur­a para acolher o Pré-olímpico para ser realizado em Luanda. Temos de trabalhar e preparar-se bem. A evolução é visível e cresceram muito nos últimos anos. Todas as selecções querem destronar Angola. Ninguém gosta do bicho papão e nós temos sido o papão em África. Temos de fazer tudo para continuar a ganhar a nível continenta­l e internacio­nal”, salientou.

Ainda no decorrer da entrevista, Maninho garantiu não ter qualquer pagamento em atraso com as atletas. Em Novembro, realçou o presidente, após a conquista do africano no Senegal, as Pérolas foram premiadas de forma condigna pelo governo angolano.“o andebol feminino tem representa­do bem o país, e esperamos tudo fazer para continuar assim”.

 ?? DR ?? Selecção feminina de andebol espera garantir mais uma presença nos Jogos Olímpicos
DR Selecção feminina de andebol espera garantir mais uma presença nos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola