Jornal de Angola

Quatro nações coloram disputa do campeonato

- Anaximandr­o Magalhães

de seis jogadores estrangeir­os cujas nacionalid­ades estão ligadas a quatro países, dois dos quais africanos, Côte d´ivoire e Sudão do Sul, Estados Unidos e França, dão dimensão superior e marcam a disputa da 45ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l.

Souleyman Diabate, base de 1,83 metros, e Ater Majok, poste de 2,11 metros, de nacionalid­ade ivoriense e sul sudanês, foram contratado­s pelo Petro de Luanda, campeão nacional e candidato à conquista da terceira edição da Basketball African League (BAL), cuja etapa preliminar começa a ser jogada de 26 de Maio a 6 de Abril, na cidade do Cairo, Egipto.

Damian Angelo Hollis, extremo de 2,03 metros, norte-americano, é outro dos atletas contratado­s pelos petrolífer­os orientados pelo técnico brasileiro, José Neto, visando à BAL. Atentos à movimentaç­ão do bicampeão nacional, 1º de Agosto, equipa mais titulada da prova, com 19 troféus, e Interclube, aspirante ao título, foram ao mercado contratar dois jogadores cada um.

Os militares às ordens do camaronês Lazare Adingono trouxeram o norte-americano, Nico Clareth, extremo-base de 1,96, e Jordan Aboudou, poste francês de 2.01 metros.

Pretensos postulante­s ao título, os polícias liderados pelo angolano Carlos Dinis, e únicos sem qualquer edição do nacional maior da bola ao cesto ganha, fizeram regressar ao país, Emanuel Quezada, base com passagens pelo Petro e 1º de Agosto.

Ao norte-americano Manny Quezada, 1,88 metros, junta-se o compatriot­a Javier Gibson, extremo-poste de 2,11 metros. A fase regular do Campeonato Nacional é liderada pelo Petro de Luanda, com 47 pontos, seguido pelo 1º de Agosto, 46, Interclube, 44, 1º de Agosto B, 39, Vila Clotilde, 37, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, 35, Petro de Luanda B, 35, Jesus Cristo Basket, 34. Com 33 pontos estão Interclube B, ASA e Akira Academic. Escola de Formação Desportiva Kwanza (CFDK), 27, e por último Clube de Amigos Basquetebo­l de Benguela, 25.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola