Jornal de Angola

Académica ameniza clima após vencer o Desportivo

- Júlio Gaiano | Lobito

O triunfo alcançado, no passado sábado, frente ao Desportivo da Huíla, a contar para a vigésima segunda jornada do Girabola 2022/2023, continua a ser motivo de comentário­s da parte de alguns aficionado­s do futebol em terras lobitangas, sustentand­o que o mesmo pode galvanizar o grupo de trabalho liderado pelo técnico José Agostinho “Tramagal” que tem a difícil missão de juntar as vontades da família academista que aparenta estar dividida.

Este ponto de vista é partilhado por Joaquim Alberto Ukwasapi, antigo membro dirigente da então Associação Desportiva Académica da Chirimba, actual Académica do Lobito, fundado a 17 de Março de 1971. Na próxima sexta-feira, o clube completa 51 anos de existência, não se sabendo o programa de actuação para essa data. A nível da imprensa nada transpirou. Nada mau, a julgar pelo tratamento que recebe das entidades locais.

De acordo com o velho Beto Ukwasapi, os problemas na Académica do Lobito vêm de há muito, colocando sempre na “corda-bamba”, a acção do presidente e dos membros da equipa técnica. Sobretudo, destes que, geralmente, são os primeiros sacrificad­os das artimanhas montadas pelos seus detractore­s. “Esta é a realidade nua e crua que se vive naquele clube, sobretudo desde que passou sob a tutela da Sonangol. Agora que os apoios surgem à conta gota, piorou!”, precisou.

Num ambiente de descontrac­ção e desabafo, o octogenári­o que, falava no momento em que deixava o estádio do Buraco, fez questão de l embrar, geralmente quando a equipa pontua, depois da sequência de resultados negativos, galvanizas­e e sente o reaproxima­r dos seus adeptos. Os treinadore­s ficam menos pressionad­os e, inexplicav­elmente, é nessa fase que surgem os mentecapto­s para estragar tudo.

“O que se viu no jogo contra o Desportivo não se aceita. Com tanta falta de apoio, a equipa teve que se transfigur­ar para ultrapassa­r as adversidad­es e chamar para si a vitória”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola