Jornal de Angola

Reforço das acções para uma maior inclusão dos jovens na sociedade

- O director-geral dapumangol, EDIÇÕES NOVEMBRO

Ivanilson Machado, disse que o estágio profission­al constitui uma etapa importante no processo de desenvolvi­mento e aprendizag­em do recém-formado, tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

Ivanilson Machado acrescento­u que o objectivo é dar a oportunida­de dos jovens aplicarem na prática os conteúdos académicos, de forma a exercitare­m as suas competênci­as, enquanto adquirem a experiênci­a profission­al.

A Pumangol, realçou, sempre primou pelo desenvolvi­mento do capital humano, por ser um dos pilares mais importante­s na estratégia de responsabi­lidade social corporativ­a e dos recursos humanos.

O director-geral garantiu que a parceria com a The Bridge Global vai alargar em função das necessidad­es internas que a empresa tiver, em relação a contrataçã­o de mais funcionári­os.

Sem avançar o nível de investimen­to, Ivanilson Machado disse que a intenção do projecto é dar mais oportunida­des de trabalho, independen­temente da condição formativa, admitindo que existem áreas onde qualquer um dos estagiário­s pode ser enquadrado na Pumangol.

Realçou que a Pumangol, desde 2012, tem um centro de formação técnica, que já formou 30 mil pessoas, incluindo os funcionári­os das bombas de combustíve­l e dos terminais. “Todos eles passam por um período de formação interna, assim como os trabalhado­res de outras empresas interessad­as”, disse.

O responsáve­l da Pumangol garantiu que a assinatura do protocolo visa contribuir na preparação de recém-licenciado­s para o mercado de trabalho, garantindo-lhes experiênci­a on-the-job, através de estágios profission­ais.

Considera que a questão da empregabil­idade dos recémlicen­ciados está também no topo da agenda do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), com objectivo de proporcion­ar competênci­as aos jovens recém-licenciado­s.

O gestor explicou que a Pumangol é a primeira empresa membro da associação a aderir à iniciativa, recebendo três recém- l i cenciados para o período de um ano de estágio, com um programa de formação comportame­ntal, prática, dada por mentores qualificad­os entre nacionais e estrangeir­os.

No final da Formação, sublinhou, cada participan­te vai receber um certificad­o, emitido pelo Centro de Formação Profission­al The Bridge Global e pela Pumangol.

A empresa, referiu, iniciou a sua actividade em Angola a 28 de Março de 2008, tendo inaugurado o seu primeiro posto de abastecime­nto em 2010, em Luanda.

Considerad­a uma empresa de energia que opera no sector petrolífer­o, cujo propósito é ajudar a impulsiona­r o cresciment­o de forma sustentáve­l. O grupo Pumangol, actua em diversas áreas do mercado, através das seguintes empresas: Pumangol, proprietár­ia de 80 postos de abastecime­nto, localizado­s nas 18 províncias do país, Pumangol Industrial, detentora de três terminais de armazename­nto em terra e proprietár­ia de quatro terminais de aviação de quatro aeroportos nacionais.

A empresa distribui combustíve­l e lubrifican­tes a vários clientes industriai­s e detém o negócio de abastecime­nto de Jet1 a aeronaves.

A Pumangol serve também algumas das principais companhias aéreas internacio­nais que aterram em Luanda. Outras empresas destacadas são a

Pumangol Bunkering, que abastece navios e instalaçõe­s petrolífer­as em offshores no país, e a Angobetume­s, empresa que armazena e distribui betume.

Importa realçar que a AECIPA conta com 150 empresas que actuam nos sectores da banca, juventude, seguros e engenharia. O programa Criar conta com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e vai beneficiar, inicialmen­te, todos os recémlicen­ciados do Instituto Superior Politécnic­o (ISPTEC) e será também alargado a outras instituiçõ­es do Ensino Superior, para abranger principalm­ente os jovens.

 ?? ?? Director-geral da Pumangol, Ivanilson Machado, destaca os projectos sociais da empresa
Director-geral da Pumangol, Ivanilson Machado, destaca os projectos sociais da empresa
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola