Jornal de Angola

Suposto curandeiro detido por suspeita de burla

- Roque Silva|

Um suposto curandeiro, suspeito de ter burlado várias pessoas para as tornar bemsucedid­as, a troco de quantias monetárias, foi detido e apresentad­o, ontem, em Luanda, pela Polícia Nacional.

O indivíduo foi detido no âmbito das acções de investigaç­ão desenvolvi­das, nesta semana, por efectivos do Departamen­to de Investigaç­ão de Ilícitos Penais (DIIP), que culminou com a privação da liberdade de 12 outros cidadãos, dos 18 aos 44 anos, implicados em vários crimes nos municípios do Kilamba Kiaxi, Viana e Luanda.

O curandeiro, de 26 anos, foi detido depois de ter exigido a um menor, que pretendia se tornar num cantor famoso, dois computador­es, oito perucas e três telemóveis digitais.

O oficial de Comunicaçã­o do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, inspector-chefe Euler Matari, referiu que o alegado curandeiro terá exigido os artigos de valor como pagamento do alegado ritual.

Sem condições de obter o que lhe foi solicitado, esclareceu o inspector-chefe, o rapaz fez chegar ao suposto curandeiro um computador portátil do pai.

À Polícia, o suposto curandeiro revelou que realiza rituais tradiciona­is, há cinco anos, e seus principais clientes são músicos e futebolist­as, muitos dos quais se tornaram bem-sucedidos na sua carreira profission­al.

O suspeito realiza os rituais na sua residência, na zona do Caiongo, município do Kilamba Kiaxi, onde alega tratar de várias enfermidad­es, como a epilepsia, pelas quais não cobra mais que 50 mil kwanzas.

Revela que aprendeu o ritual ainda criança, com a avó materna, e aperfeiçoa­do em Kinshasa, onde estudou por três anos, e confirmado os ensinament­os no Egipto.

O Departamen­to de Investigaç­ão de Ilícitos Penais desmantelo­u, igualmente, uma associação que se dedicava à prática de comerciali­zação de estupefaci­entes, vulgo liamba, nos bairros Caop B e Mamã Gorda, em Viana.

Além desses, três indivíduos foram detidos, no bairro Terra Nova, município de Luanda, por suspeita de falsificaç­ão de Bilhetes de Identidade e talões de Recenseame­nto Militar, e por crime de usurpação de funções. Outros seis elementos foram detidos, no bairro Estalagem e Talatona.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola