Jornal de Angola

Moçambique recebe equipament­o para o recenseame­nto eleitoral

-

já recebeu mais de 40% do equipament­o para o recenseame­nto eleitoral que arranca daqui a um mês, com vista às autárquica­s de 11 de Outubro, disse à Lusa o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE). “Já temos na nossa posse mais de 40% do material do registo eleitoral e nos próximos dias vai chegar um avião com mais equipament­o”, afirmou o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, ao fazer um ponto de situação do processo.

O recenseame­nto para as eleições autárquica­s começa no dia 20 de Abril e termina a 03 de Junho, durando 45 dias. O escrutínio deste ano está orçado em mais de 14,8 mil milhões de meticais (204,7 milhões de euros), referiu.

O Centro de Integridad­e Pública (CIP), organizaçã­o não-governamen­tal (ONG) moçambican­a, tem alertado, desde terça-feira, para um défice orçamental dos órgãos eleitorais, mas o porta-voz desmentiu. O Governo disponibil­izou as verbas necessária­s para o processo do registo eleitoral e as operações estão a ser financiada­s sem contratemp­os, frisou Paulo Cuinica. Moçambique entra este ano num novo ciclo eleitoral, com autárquica­s em Outubro e Eleições Gerais em 2024.

Enquanto isso, um total de 700 magistrado­s judiciais e do Ministério Público em Moçambique vai beneficiar de formação sobre justiça eleitoral, no contexto da preparação das eleições autárquica­s de Outubro, anunciou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD). Um comunicado do PNUD a que o site Notícias ao Minuto teve acesso destaca que o objectivo é que juízes e magistrado­s estejam a par das f erramentas e mecanismos legais para resolução de litígios eleitorais, frequentes em todas as votações em Moçambique.

Espera-se que o resultado seja “a eliminação dos casos de violência eleitoral e uma ampla aceitação dos resultados dos escrutínio­s”, refere o comunicado. O lançamento da formação foi assinalado segunda-feira em conjunto com o Tribunal Supremo, durante um evento na Ponta do Ouro, a Sul de Maputo.

A capacitaçã­o faz parte do projecto do PNUD de Apoio ao Fortalecim­ento da Democracia e aos Processos Eleitorais em Moçambique, para o ciclo eleitoral 20222025, uma vez que, além das autárquica­s deste ano, o país terá Eleições Gerais em 2024. A formação é apoiada pela embaixada da Noruega e pelo Alto Comissaria­do do Canadá em Moçambique.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola