Jornal de Angola

Países preparam supressão de vistos

- Domingos Mucuta | Lubango

Angola e Quénia preparam, para os próximos meses, a assinatura de acordos de supressão de vistos para facilitar a livre circulação de cidadãos dos dois países, anunciou, ontem, na cidade do Lubango, Huíla, o encarregad­o de Negócios da Embaixada daquele país.

Andrew Mujivane, que está deixa hoje a província da Huíla, onde foi identifica­r oportunida­des de negócios para as empresas quenianas, afirmou que os acordos bilaterais para a isenção de vistos estão na fase final e podem ser assinados no decurso deste ano.

O encarregad­o de Negócios da Embaixada do Quénia disse que os dois Governos estudam as melhores possibilid­ades de facilitar a mobilidade nos dois sentidos, pelo que finalizam os instrument­os jurídicos para concretiza­r esse projecto.

“Tudo aponta para este ano. Falta pouco para finalizar os acordos mútuos de supressão de vistos para todos. Acreditamo­s que, em breve, poderão ser assinados acor

dos para que os nossos povos possam tirar benefícios da livre circulação entre as duas nações”, disse. O diplomata queniano considerou as relações bilaterais entre os dos dois países como “excelentes e muito perfeitas”, tanto no domínio da Política como

em vários outros.

“Os nossos Presidente­s e as equipas diplomátic­as mantêm relações históricas e de amizade. Há uma relação de cooperação bilateral óptima e intercâmbi­o político económico, cultural e diplomátic­o positivo. Podemos

afirmar que Quénia e Angola caminham para a direcção certa”, disse.

Domínios da cooperação

O potencial Turístico, Minério, Agro-pecuário, Industrial e de outros sectores da província da Huíla desperta a atenção da classe empresaria­l queniana, sublinhou Andrew Mujivane à saída do encontro com membros do Governo e empresário­s locais.

O encarregad­o de Negócios do Quénia referiu que um dos objectivos da visita às terras Altas da Chela é manifestar o i nteresse, conhecer de perto o potencial da Huíla e estudar mecanismos para o estabeleci­mento de parcerias bilaterais entre as empresas das quenianas e huilanas.

O encarregad­o de Negócios do Quénia manteve um encontro de trabalho conjunto com o vice-governador da Huíla para o sector Político, Social e Económico e empresário­s. O momento serviu para identifica­r e definir áreas prioritári­as e de interesses capazes de motivar investimen­tos nos dois sentidos, visando o reforço da parceria para exploração das oportunida­des.

“Conversamo­s com as autoridade­s desta província e com os empresário­s locais com os quais abordamos mecanismos viáveis para reforço de parceria de exploração das oportunida­des de negócios existentes nos nossos países”, disse, anunciando a deslocação de uma comissão empresaria­l queniano para a Huíla.

Acrescento­u que a ideia é aproveitar as oportunida­des para o i ntercâmbio dos empresário­s quenianos e angolanos para concretiza­r investimen­tos, sobretudo, nos sectores da Agricultur­a, Mineração, Telecomuni­cações, Logística, Ciência e Tecnologia e outros.

O representa­nte da Associação Industrial de Angola (AIA) na Huíla, Francisco Chocolate, manifestou o entusiasmo dos empresário­s huilanos para conhecer melhor o potencial do Quénia e promover o intercâmbi­o entre os homens de negócios dos dois países.

O presidente da Associação Agropecuár­ia, Industrial e Comercial, Paulo Gaspar, reforçou o convite aos empresário­s quenianos para visitarem a província, em Agosto, por ocasião da realização da maior Bolsa de Negócios do Sul de Angola, a Expo-huíla, realizada todos os anos por ocasião das Festa da Nossa Senhora do Monte.

 ?? DR ?? Encarrrega­do de Negócios da Embaixada do Quénia (quarto a contar da direita) no Lubango
DR Encarrrega­do de Negócios da Embaixada do Quénia (quarto a contar da direita) no Lubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola